Detalhes do Documento

Contributos para a integração da história da matemática na formação inicial de ...

Autor(es): Jorge, Fátima cv logo 1 ; Paixão, Fátima cv logo 2 ; Cabrita, Isabel cv logo 3

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9098

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): História da matemática; Problemas históricos; Resolução de problemas; Formação de professores


Descrição
Este artigo insere-se num estudo desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores da escolaridade básica (educação primária) com foco na resolução e exploração didáctica de problemas que ilustram usos da matemática em situação diversificadas do quotidiano social passado (problemas históricos). Os resultados permitem-nos sustentar a relevância didáctica destes problemas e identificar algumas dificuldades à sua integração na aula de matemática. É esta discussão que aqui pretendemos fazer. This article is inserted in a developed study in pre service primary teacher education, with the focus on historical problems solving and its didactical exploration, that illustrate diversified mathematics uses in the past (historical problems). The results of the study allow us to support didactics relevance of these problems and at the same time to identify some difficulties to its integration in the mathematics instruction. It is this discussion that we intend to make here.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia