Encontrados 33 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Formação de professores do ensino básico : abertura do estágio a contextos não ...

Paixão, Fátima; Jorge, Fátima

O estágio ocupa um tempo privilegiado na formação dos professores. É nele que se desenvolvem as competências associadas à profissão docente, ou seja, aquelas que lhes serão indispensáveis para potenciarem a formação de cidadãos responsáveis, ativos e implicados na construção de uma sociedade sustentável e democrática. A escola é, com frequência, apontada como um espaço fechado à comunidade e desfasada da realid...


Aprender no jardim : matemática criativa com a sombra

Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Martins, Helena

Aumentam os desafios que se colocam à escola para formar uma sociedade mais informada e com maior capacidade para resolver problemas. A complementaridade entre os espaços formais, associados à escola, e os espaços não formais, pelo seu potencial de criatividade e motivação cria oportunidades diversificadas de aprendizagem. Nestes pressupostos, o Jardim do Paço Episcopal de Castelo branco, ex-líbrís da cidade, c...


Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Martins, Helena; Nunes, Fernanda

Um aspeto essencial da educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) prende-se com a implementação de práticas de ensino direcionadas para o desenvolvimento integrado de atividades e áreas do saber, promotoras do desenvolvimento cognitivo dos alunos, do crescimento das capacidades relacionais e da aquisição de cultura científica. Nesse âmbito, cada vez mais se requerem oportunidades de aprendizagem diversifi...


Instrumento de pesquisa das perceções de Responsabilidade Social adaptado a org...

Leal, Susana; Ribeiro, Cláudia; Jorge, Fátima

Este trabalho tem por objetivo desenvolver e validar um instrumento de pesquisa para medição das perceções de responsabilidade social (RS) dos colaboradores de organizações de economia social. São diversos os instrumentos de pesquisa disponíveis, porém, estes aplicam-se essencialmente a organizações que prosseguem objetivos lucrativos. Esta investigação procura ultrapassar a lacuna que se observou existir: inex...


Produção, consumo e importância da cultura do arroz: da colonização portuguesa ...

Silva, Jorge; Henriques, Pedro; Jorge, Fátima; Narciso, Vanda

O estudo pretende identificar, analisar e comparar os modelos de desenvolvimento agrícola e gestão de recursos humanos implementados no período colonial de administração portuguesa, durante a ocupação indonésia e no período de independência, no sector da orizicultura do distrito de Baucau, Timor-Leste A recolha de dados consistiu na análise documental, entrevistas semi-estruturadas a informantes chave e inquéri...


O impacto do desempenho da Cooperativa Café Timor na satisfação e qualidade de ...

Deus, Carlos da Conceição de; Henriques, Pedro; Jorge, Fátima; Narciso, Vanda

A qualidade de vida e o bem-estar das populações rurais de Timor-leste apresenta limitações, mesmo nas regiões produtoras de café, o principal produto agrícola criador de rendimento monetário. O presente estudo caracteriza as condições sócio-económicas dos agricultores produtores de café do sub-distrito de Letefoho, Ermera, e analisa o impacto do desempenho da Cooperativa Café Timor (CCT) na sua satisfação e na...


Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma exper...

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Nunes, Fernanda

Pretendemos discutir as oportunidades que os espaços de educação não formal oferecem para a implementação de um ensino e aprendizagem que evidencie a utilização da matemática em contextos sociais e culturais. A discussão apoia-se num estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e em que se planeou, implementou e avaliou uma visita ao Jardim do paço de ...


Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico

Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Martins, Helena

Evidenciando a relevância do papel da inter-relação entre a escola e espaços de educação não formais, associada a experiências criativas e inovadoras de aprendizagem, apresenta-se um estudo desenvolvido com alunos de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, tomando como problemática de investigação compreender em que medida a realização de atividades práticas no Jardim do Paço de Castelo Branco estimula a aprendiza...


Horto de Amato Lusitano – Um espaço de educação não formal na formação em ciênc...

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima

Amato Lusitano, célebre médico e homem de ciência, é uma figura incontornável do renascimento europeu, nascida em Castelo Branco em 1511. No espaço envolvente da Escola Superior de Educação foi criado em 1998 um HORTO no âmbito de um Projeto Ciência Viva com vista a homenagear a sua vida, obra e espírito científico e dá-lo a conhecer à comunidade. Nele se podiam encontrar algumas das plantas que usava nas cura...


Particularities in the adoption of the Metric System in Portugal – some local c...

Paixão, Fátima; Jorge, Fátima

This article presents some contributions for teachers at all levels of education and for researchers in the history of science and in science education. It presents relevant contributions to support and illustrate the teaching and to encourage further investigations in a central domain of science and societies as is the measure and the systems of measure units


33 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia