Document details

A promoção da capacidade de resolução de problemas através da articulação de co...

Author(s): Nogueira, Sofia cv logo 1 ; Tenreiro-Vieira, Celina cv logo 2 ; Cabrita, Isabel cv logo 3

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/11979

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Resolução de problemas; Educação não formal; Conexões


Description
A capacidade matemática de resolução de problemas revela-se essencial para enfrentar desafios quotidianos. Porém, a este respeito, alunos portugueses do 1.º CEB evidenciam fragilidades. A exploração de contextos de educação formais vocacionados para as Ciências Físicas e Naturais tem-se revelado promissora na potenciação de capacidades. Por conseguinte, professores demandam recursos didáticos de exploração destes espaços focados em conteúdos curriculares e de programas, no âmbito de visitas de estudo. Contudo, a oferta nestes espaços escasseia e poucos professores os desenvolvem. Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de recursos didáticos orientados para a promoção de capacidades matemáticas de alunos do 1.º CEB, entre elas, a resolução de problemas, através da articulação entre sala de aula e um espaço de educação não formal. Os resultados apontam para que os recursos didáticos potenciaram o desenvolvimento de tais capacidades.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU