Detalhes do Documento

Avaliação de aprendizagens em ambientes online : o contributo das tecnologias W...

Autor(es): Lisbôa, Eliana Santana cv logo 1 ; Bottentuit Junior, João Batista cv logo 2 ; Coutinho, Clara Pereira cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9425

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Avaliação Online; Web 2.0; Formação Online; Internet; Online assessment; Online training


Descrição
Neste artigo vamos discutir algumas questões que emergem no contexto da avaliação das aprendizagens em ambientes de educação a distância. Começamos por apresentar as ferramentas tradicionalmente usadas na avaliação online e que fazem parte das funcionalidades das plataformas de gestão da aprendizagem (caso da Moodle, Blackboard ou WebCt) para, numa fase seguinte, mostrar como as tecnologias da Web 2.0 podem proporcionar alternativas interessantes na promoção de aprendizagens mais significativas e no desenvolvimento de modelos flexíveis e personalizados de uma avaliação online que se pretende mais eficaz, partilhada e equitativa. In this article we will discuss some issues that emerge in the assessment of learning environments for distance education. We begin by presenting the tools traditionally used in online evaluating and as part of the functionalities of learning management platforms (as in Moodle, Blackboard or WebCt) to, in a next phase, show how the technologies of Web 2.0 can provide interesting alternatives to promote the most significant learning and development of flexible, custom online assessment to be more efficient, shared and equitable.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia