As redes socias são hoje uma realidade inquestionável em todas as atividades humanas. Na educação elas têm provocado verdadeiras revoluções na forma como aprendemos, possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade aprendente que tem seu foco numa comunidade de alunos e não mais no indivíduo de forma isolada. Esses espaços podem transcender as instituições escolares e materializarse numa nova sociedade, em que...
A experiência realizada, apresenta o vídeo e os filmes educativos como recursos didáticos para auxiliar os professores e alunos na exemplificação e contextualização das aulas teóricas. Para a realização deste estudo, optou-se pela pesquisa exploratória de natureza quantitativa. Utilizou-se um questionário de múltipla escolha que foi aplicado a duas turmas de graduação (filosofia e matemática) de uma Universidad...
Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimídia realizadas no âmbito das atividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produçã...
Neste artigo apresentamos e caracterizamos de forma sucinta as ferramentas disponibilizadas pela empresa Google com potencial para utilização em contexto educativo. Serão ainda apontadas algumas sugestões de exploração pedagógica, visando antes de tudo familiarizar professores e investigadores das potencialidades educativas que oferecem e que muitas vezes passam de forma despercebida. Acreditamos que uso acompa...
Este artigo tem por finalidade apresentar as dinâmicas e alguns contextos de utilização de um Portal Educacional de WebQuests obtidos através de diversos estudos parcelares realizados com amostras compostas por potenciais utilizadores desta metodologia de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, começamos por apresentar a primeira experiência conduzida com alunos de licenciatura, em seguida com alunos da pós-gradu...
Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimédia realizadas no âmbito das actividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produç...
Neste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa pe...
In this paper we present tools from the Web 2.0 Internet generation, which allow to create and share books in digital format and which, in educational context, can work as an innovative strategy in the motivation for written text production and as a digital inclusion instrument. Two concrete projects are presented, regarding the use of the digital book in both the written and spoken modalities. This way, we hop...
A avaliação de produtos multimídia tem sido alvo da atenção crescente de inúmeros autores que criaram grelhas de análise para a avaliação da qualidade dos referidos recursos. Uma WebQuest é um documento multimídia digital e, como tal, na sua avaliação, devem ser considerados os atributos que determinam a avaliação de qualidade de um site educativo em geral. Por isso sistematizou-se um conjunto de indicadores de...
A informação sempre assumiu um papel importantíssimo em nossas vidas porque aumenta nossas possibilidades de conhecimentos acerca de um determinado assunto, nos tornando mais preparados e experientes no mundo em que vivemos. No presente artigo, iremos centrar a nossa atenção nos infográficos como meios alternativos de apresentar uma mensagem, enfatizando suas principais características, bem como perspectivar su...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |