Autor(es):
Silva, Ana Daniela
; Taveira, Maria do Céu
; Fernandes, Eugénia M.
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/7447
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Carreira; Avaliação; Ensino superior
Descrição
Apresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo que pretende avaliar os processos de construção e desenvolvimento de carreira em estudantes do Ensino Superior. A amostra, representativa dos alunos finalistas da Universidade do Minho, é constituída por 118 estudantes [52,5%, 62 raparigas, com idades entre 21 e 44 anos (Midade=23,38; DPidade = 4,028), a frequentar, pela primeira vez, o último ano de licenciatura, nas áreas de Educação (17,8%), Artes e Humanidades (14,4%), Ciências Sociais, Comércio e Direito (44,1%), Ciências, Matemática e Informática (12,7%), Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção (10,2%) e Saúde e Protecção Social (0,8%), no ano lectivo de 2005-2006]. Para além da recolha de dados de identificação sócio-demográfica e de projecção na carreira, foi utilizado um inventário, o Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O; Dellas e Jernigan, 1981, adap. de Taveira, 1986) para avaliar os modos de construção de identidade de carreira e uma original Grelha de Repertório da Carreira, para avaliar a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos, aspectos identitários e figuras determinantes da construção da sua identidade e percursos de carreira. Discute-se, com base nos resultados obtidos, a pertinência do uso dos instrumentos e método de medida utilizados, na avaliação do desenvolvimento da carreira no ensino superior.