Chapter 1- Comprehensive Guidance and Counseling in the Schools: Career-life Planning For All Bryan Hiebert University of Calgary, Canada Young people today are facing a very different world than their teachers and parents faced as adolescents. Technology is doubling every two years. The top 10 jobs in de¬mand in 2010 did not exist in 2004. We are preparing students for jobs that don’t yet exist,...
Este estudo pretende ser um contributo para o conjunto de trabalhos que têm procurado explicar porque um número elevado de raparigas continuam a não escolher determinados ramos da Engenharia e das Ciências. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 102 participantes, desde o Ensino Básico a profissionais, que foram analisadas através da Análise Temática. Esta permitiu evidenciar as principais razões de a...
Tendo em conta que a maior parte das informações sobre a feminização do Ensino Superior em Portugal é geralmente apresentada por grandes áreas de formação, pretendemos, neste artigo, avaliar a frequência de rapazes e raparigas, as médias de candidatura ao Ensino Superior, bem como a opção de candidatura ao Ensino Superior em determinados cursos que integram as áreas habitualmente designadas de “Ciências, Matemá...
O self de carreira constituí um subconjunto organizado do universo cognitivo de uma pessoa, responsável pelo carácter subjetivo que a mesma confere à carreira. Este estudo pretende avaliar mudanças no conteúdo do self de carreira de estudantes universitários, do início para o final do último ano de graduação. Para tal, recorreu-se a medidas repetidas dos índices da Grelha de Repertório da Carreira (Silva & Ta...
Young people living in out-of-homes care usually do not benefit from a gradual transition to adulthood, and without a stable family network to support this process, they mostly face, on their own, the changes related to an independent care from other adults ([1]). In Portugal, a considerable number of young people enter adulthood in an institutional context, leaving at that stage the foster care institutions, d...
“Career Self-Management Seminar”, in its version B, (CSMS-B, [1]), is a specialized psychological intervention model designed to support academics in career exploration, goal setting, design and implementation of action plans, and monitoring and feedback obtaining, in order to facilitate career problem solving and decision making ([2]; [3]; [4]). This study aims to present and discuss the evaluation of the inte...
Este trabalho versa sobre o impacto dos serviços de gestão pessoal de carreira em grupos específicos, nomeadamente, adultos a trabalhar em contexto académico. Apresentam-se e discutem-se os resultados da aplicação do Seminário de Gestão Pessoal da Carreira - versão B (Taveira et al., 2007) a um grupo de académicos portugueses e a um grupo de académicos moçambicanos. Analisa-se o impacto da intervenção em cada u...
Apesar de alguns progressos verifi cados em relação à igualdade de participação de mulheres e homens na educação e no trabalho, determinadas áreas de ensino e do mercado de trabalho continuam a ser altamente defi citárias na representação feminina. É o caso das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas. Esta constatação é de particular importância para a Psicologia Vocacional, pois interfere com o proces...
Apresenta-se um estudo que tem como objectivo avaliar as mudanças no self de carreira de estudantes universitários do início para o final do último ano de graduação. Para tal recorreu-se a um estudo de medidas repetidas dos índices de uma Grelha de Repertório da Carreira (GRC), desenvolvido para este propósito. Esta grelha avalia a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos vocacionais, aspectos do ...
Apresenta-se um estudo que tem como objectivo avaliar as mudanças no self de carreira de estudantes universitários do início para o final do último ano de graduação. Para tal recorreu-se a um estudo de medidas repetidas dos índices de uma Grelha de Repertório da Carreira (GRC), desenvolvido para este propósito. Esta grelha avalia a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos vocacionais, aspectos d...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |