Descrição
A qualidade ambiental preconizada na legislação europeia, no que respeita ao ruído
produzido pelo tráfego rodoviário, é cada vez mais exigente. Por sua vez, a prática portuguesa
no domínio da avaliação do ruído rodoviário e o conhecimento dos factores que o determinam
ainda são insuficientes para satisfazer os requisitos europeus. Assim, neste artigo estuda-se a
influência da presença da água no nível de ruído em dois tipos de superfícies usadas
correntemente em Portugal. No estudo consideram-se dois trechos consecutivos, integrados na
A41/IC24, uma com camada de desgaste em betão betuminoso drenante e a outra com camada
de desgaste em betão betuminoso. A avaliação dos níveis sonoros em cada uma das secções
foi realizada pelo Método Estatístico de Passagem. A análise dos resultados integra 3
abordagens, as quais se baseiam no índice estatístico de passagem, no nível de pressão sonora
dos veículos de ensaio e no espectro de ruído. Verificou-se que o nível de ruído aumenta
significativamente com a presença da água. Esse aumento é determinado pelos níveis de
pressão sonora correspondentes a frequências superiores a 500 Hz, quando se trata de veículos
pesados. No caso dos veículos ligeiros esse aumento é mais significativo a frequências
superiores a 1000 Hz, particularmente na camada em betão betuminoso.