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A influência da água no ruído produzido pelo tráfego rodoviário

Autor(es): Freitas, Elisabete F. cv logo 1 ; Pereira, Paulo A. A. cv logo 2 ; Santos, Luís Picado cv logo 3 ; Santos, Adriana P. S. cv logo 4

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/6337

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
A qualidade ambiental preconizada na legislação europeia, no que respeita ao ruído produzido pelo tráfego rodoviário, é cada vez mais exigente. Por sua vez, a prática portuguesa no domínio da avaliação do ruído rodoviário e o conhecimento dos factores que o determinam ainda são insuficientes para satisfazer os requisitos europeus. Assim, neste artigo estuda-se a influência da presença da água no nível de ruído em dois tipos de superfícies usadas correntemente em Portugal. No estudo consideram-se dois trechos consecutivos, integrados na A41/IC24, uma com camada de desgaste em betão betuminoso drenante e a outra com camada de desgaste em betão betuminoso. A avaliação dos níveis sonoros em cada uma das secções foi realizada pelo Método Estatístico de Passagem. A análise dos resultados integra 3 abordagens, as quais se baseiam no índice estatístico de passagem, no nível de pressão sonora dos veículos de ensaio e no espectro de ruído. Verificou-se que o nível de ruído aumenta significativamente com a presença da água. Esse aumento é determinado pelos níveis de pressão sonora correspondentes a frequências superiores a 500 Hz, quando se trata de veículos pesados. No caso dos veículos ligeiros esse aumento é mais significativo a frequências superiores a 1000 Hz, particularmente na camada em betão betuminoso.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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