As superfícies de pavimentos de baixo ruído são atualmente a medida de redução do ruído preferida pela maioria dos decisores por ser uma medida relativamente barata e por estarem na génese do ruído rodoviário. No entanto, para se averiguar se uma determinada superfície pode ser classificada de “baixo ruído” é fundamental a adoção de um sistema de classificação. Os principais objetivos deste trabalho são apresen...
Este artigo estuda as colisões ocorridas na região norte portuguesa (1999-2010). Apresenta-se uma contribuição inicial para modelo de previsão de acidentes (MPA), especificamente colisões. Foram analisadas frequência de colisões, tráfego médio diário anual (TMDA) e características geométricas de 88 segmentos de 200m fora de áreas urbanas, inseridos em estrada nacionais de duas faixas de sentidos opostos. O proc...
Este artigo trabalha com o estudo de acidentes rodoviários ocorridos na região Norte de Portugal dividido em duas partes. Na primeira, trabalha-se a determinação do grau de associação entre algumas variáveis relacionadas aos elementos que afetam a segurança rodoviária (condutor, veículo, estrada e ambiente viário). Mostrou-se empiricamente, através do teste de associação qui-quadrado, que as variáveis estudadas...
O presente estudo pretendeu contribuir para a literatura na área, identificando e analisando o papel de alguns traços de personalidade e características psicológicas no comportamento de excesso de velocidade e no envolvimento em acidentes rodoviários. A amostra, constituída por um grupo de 64 condutores por excesso de velocidade e por um grupo de 42 formadores (utilizado apenas como grupo de comparação) foi rec...
Este artigo centra-se especificamente na utilização de nanomateriais (na forma de nanopartículas) para o desenvolvimento de “novas” misturas asfálticas no âmbito da pavimentação rodoviária. Para o efeito, misturas asfálticas convencionais foram modificadas através da utilização de nanopartículas de um semicondutor inorgânico (dióxido de titânio - TiO2) de modo a dotá-las de novas funcionalidades: capacidade fot...
Ensaios realizados em laboratório e as observações em campo de misturas com asfalto-borracha têm demonstrado que estas misturas apresentam um desempenho claramente superior ao das misturas convencionais. Isto ocorre porque a borracha utilizada para modificar o asfalto incorpora neste, suas componentes relativas à flexibilidade e contribuindo ainda para reduzir o envelhecimento do asfalto. A interação entre o as...
Os veículos pesados são os principais responsáveis pela degradação dos pavimentos rodoviários provocando principalmente fendilhamento por fadiga e deformações permanentes. Os pavimentos rodoviários são dimensionados para suportar o tráfego de projecto, o qual é composto por diferentes tipos de veículos com diferentes tipos de eixos e rodas, sendo a carga total do veículo função de vários factores. Alguns destes...
A Engenharia de pavimentos tem sido uma das áreas emergentes no uso da aplicação de nanomateriais devido a capacidade que estas nanoestruturas possuem em funcionalizar diferentes superfícies sólidas como os materiais asfálticos acrescentando-lhe propriedades como a repelência a água, ao gelo, ao óleo, dentre outras. A adesão do gelo está correlacionada com as propriedades físico-químicas de superfície dos mater...
Este artigo trabalha com a determinação do grau de associação entre algumas variáveis relacionadas aos elementos que afetam a segurança rodoviária (condutor, veículo, estrada e ambiente viário). Os acidentes ocorridos nas estradas nacionais da região norte de Portugal no período de 1999 a 2008 formam a base de dados considerada. Mostrou-se empiricamente, através do teste de associação qui-quadrado, que as variá...
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