As superfícies de pavimentos de baixo ruído são atualmente a medida de redução do ruído preferida pela maioria dos decisores por ser uma medida relativamente barata e por estarem na génese do ruído rodoviário. No entanto, para se averiguar se uma determinada superfície pode ser classificada de “baixo ruído” é fundamental a adoção de um sistema de classificação. Os principais objetivos deste trabalho são apresen...
Este artigo estuda as colisões ocorridas na região norte portuguesa (1999-2010). Apresenta-se uma contribuição inicial para modelo de previsão de acidentes (MPA), especificamente colisões. Foram analisadas frequência de colisões, tráfego médio diário anual (TMDA) e características geométricas de 88 segmentos de 200m fora de áreas urbanas, inseridos em estrada nacionais de duas faixas de sentidos opostos. O proc...
A utilização de nanomateriais na indústria de construção rodoviária representa uma opção estrategicamente inovadora que visa a modificação dos materiais convencionais. Neste âmbito, dotar a superfície dos pavimentos rodoviários de capacidade fotocatalítica contribuirá para efetuar a despoluição do ar e a redução da sujidade adsorvida nestas superfícies, aumentando a segurança rodoviária uma vez que minimiza a p...
As políticas de controlo do ruído implementadas a partir dos anos 80 levaram as administrações rodoviárias e os construtores a aplicarem medidas de mitigação do ruído. Porém, apenas recentemente essas políticas cotemplam a redução do ruído na fonte, o que obriga à avaliação da qualidade dos pavimentos no que respeita ao ruído, tal como acontece com outros parâmetros. Este trabalho apresenta os métodos essenciai...
Este artigo aborda a integração de materiais que não utilizados correntemente nas camadas de desgaste dos pavimentos rodoviários, mas que são amplamente utilizados na construção de edifícios para reduzir o ruído. Esses materiais são argila expandida e granulados de cortiça vulcanizada. O primeiro é caracterizado por uma elevada porosidade e, por conseguinte, foi utilizado em misturas que se aplicam à superfície...
Os modelos de previsão do ruído pneu-pavimento são uma ferramenta que, aplicada na fase de concepção e de formulação das misturas, indicam o desempenho da mistura em função de diversas variáveis relacionadas com a superfície e os pneus. Neste trabalho faz-se uma abordagem inovadora com a utilização de técnicas Data Mining na modelação do ruído obtido pelo método CPX em função da textura, da absorção sonora e do...
Este artigo trabalha com o estudo de acidentes rodoviários ocorridos na região Norte de Portugal dividido em duas partes. Na primeira, trabalha-se a determinação do grau de associação entre algumas variáveis relacionadas aos elementos que afetam a segurança rodoviária (condutor, veículo, estrada e ambiente viário). Mostrou-se empiricamente, através do teste de associação qui-quadrado, que as variáveis estudadas...
O presente estudo pretendeu contribuir para a literatura na área, identificando e analisando o papel de alguns traços de personalidade e características psicológicas no comportamento de excesso de velocidade e no envolvimento em acidentes rodoviários. A amostra, constituída por um grupo de 64 condutores por excesso de velocidade e por um grupo de 42 formadores (utilizado apenas como grupo de comparação) foi rec...
O desenvolvimento urbano que se verificou em Portugal nas últimas décadas do século 20 foi acompanhado por um rápido e elevado crescimento do tráfego e, consequentemente, pela construção de vias rodoviárias quer urbanas quer rurais. A partir do ano 1980, as políticas de controlo do ruído levaram as administrações rodoviárias e os construtores a aplicarem medidas de mitigação do ruído que passaram sobretudo pela...
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