Autor(es):
Melo, Maria do Céu
; Silva, José Luís
; Gomes, Álvaro
; Vieira, Flávia
Data: 2000
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/500
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
O projecto “Concepções de Pedagogia Universitária — Um Estudo na
Universidade do Minho” toma como objectos de análise alguns documentos
de regulação dos Cursos de Licenciatura desta instituição e as opiniões de
alunos e professores face a princípios e constrangimentos da pedagogia,
procurando obter sinais do seu significado no discurso de regulação das
práticas e nas perspectivas de quem lhes dá forma. O texto agora
apresentado, produto de um primeiro momento da investigação, incide na
análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado, em uso na
Universidade do Minho desde 1991, procurando problematizar a sua
finalidade, objecto e implicações, nomeadamente enquanto instrumento
regulador das práticas de formação. Após uma clarificação do sentido
matricial da expressão “pedagogia universitária”, posteriormente traduzido
nalguns princípios que o podem concretizar, apresenta-se a análise do
questionário, concluindo-se que deste emerge uma concepção de pedagogia
afastada daquele sentido, o que coloca em causa o seu próprio valor
pedagógico.