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Concepções de pedagogia universitária : uma análise do Questionário de Avaliaçã...

Autor(es): Melo, Maria do Céu cv logo 1 ; Silva, José Luís cv logo 2 ; Gomes, Álvaro cv logo 3 ; Vieira, Flávia cv logo 4

Data: 2000

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/500

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
O projecto “Concepções de Pedagogia Universitária — Um Estudo na Universidade do Minho” toma como objectos de análise alguns documentos de regulação dos Cursos de Licenciatura desta instituição e as opiniões de alunos e professores face a princípios e constrangimentos da pedagogia, procurando obter sinais do seu significado no discurso de regulação das práticas e nas perspectivas de quem lhes dá forma. O texto agora apresentado, produto de um primeiro momento da investigação, incide na análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado, em uso na Universidade do Minho desde 1991, procurando problematizar a sua finalidade, objecto e implicações, nomeadamente enquanto instrumento regulador das práticas de formação. Após uma clarificação do sentido matricial da expressão “pedagogia universitária”, posteriormente traduzido nalguns princípios que o podem concretizar, apresenta-se a análise do questionário, concluindo-se que deste emerge uma concepção de pedagogia afastada daquele sentido, o que coloca em causa o seu próprio valor pedagógico.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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