Autor(es):
Jesus, Ângelo
; Gomes, Maria João
; Ferreira, Susana
; Cruz, Agostinho
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/27548
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Literacia digital; web 2.0; Estudantes; e-learning; Digital literacy; Students
Descrição
Tem sido discutido, no seio da academia, uma distinção entre “nativos” e “imigrantes” digitais, a qual, supostamente, não deverá ser ignorada, dadas as suas alegadas implicações ao nível das metodologias de ensino e aprendizagem implementadas nas Escolas e Universidades. Na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP), pretende-se realizar uma integração crescente do TIC e das Ferramentas Web 2.0 nas formações conferentes de grau. Contudo, é necessário perceber se os estudantes detêm competências e conhecimentos que lhes permitam prosseguir os estudos em modalidade de ensino a distância mediado por computador (e-learning). Nesse sentido realizou-se um estudo exploratório de carácter descritivo no qual participaram 52 estudantes do 2º ano da Licenciatura de Farmácia da ESTSP. Com base nos resultados obtidos, infere-se que todos os estudantes utilizam as TIC com frequência, mas que a sua utilização em contexto académico é ainda reduzido. Constatou-se também que, na sua generalidade não dominam a maioria das ferramentas da Web 2.0. O estudo evidencia que a pertença cronológica a uma geração digital, não implica o domínio pleno das TIC, pelo que esse não deve ser um pressuposto assumido como universal. It has been discussed within academia, a distinction between digital "natives" and "immigrants",
which supposedly should not be ignored, given its alleged implications on teaching and learning
methodologies implemented in Colleges and Universities. The School of Allied Health Sciences of Oporto
(ESTSP) intends to promote an increasing integration of ICT and Web 2.0 tools in bachelor and master
degrees. However, it is necessary to understand whether students hold skills and knowledge that enables
them to pursue their studies in e/b-learning. A sample of 52 students of the 2nd year of the Bachelor of
Pharmacy participated on this study. Based on these results, it appears that all students are using ICT
frequently, but the application is reduced in an academic context. Additionally, they do not master the
majority of Web 2.0 tools. Clearly, belonging to a digital generation does not imply that the students have
ICT skills that will allow them to pursue their education in e/b-learning.