Detalhes do Documento

Bullying escolar : um questionamento aos estereótipos de abordagem do fenómeno

Autor(es): Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e cv logo 1 ; Pereira, Beatriz Oliveira cv logo 2 ; Simões, Hugo cv logo 3 ; Farenzena, Rosana cv logo 4

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25809

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Bullying; Criança; Vitimação; Género; Frequência


Descrição
A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de “nó cego” para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de alunos, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente, relacionadas às suas manifestações. Nesta perspetiva, pretendemos verificar se o género masculino, enquanto catalisador preferencial destas abordagens agressivas, mantém nos dias de hoje, o seu status de bullying face ao género feminino. Descrevemos e analisámos a prevalência das múltiplas formas de vitimação ocorridas entre pares, a através de um questionário aplicado a 360 alunos do 7º ano do ensino básico, sendo 168 (46,7%) do género feminino e 192 (53,3%) do masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos ( Ẋ=12,36 e σ= 0,773). Os principais resultados de pesquisa indicam não haver diferenças de género, estatisticamente significativas, com exceção das categorias de vitimação física e de exclusão.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia