A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de «nó cego» para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de adolescentes, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente relacionadas com manifestações de bullying. Nesta perspetiva, pretendemos ver...
Agressividade e violência são aqui abordadas a partir de referencial da psicanálise, que postula uma agressividade instintiva, passível de ser convertida em violência, que se caracteriza pelo desejo de causar dano ao outro. A situação de vitimação preocupa pais, professores e a sociedade como um todo, pelos danos causados àqueles que a sofrem. Para atingir o objetivo de investigar sobre os sujeitos vitimados na...
A vida das crianças é hoje marcada pela falta de autonomia e maior dependência da família nas deslocações para a escola. Os pais, devido a uma cultura muito própria, associada a estilos de vida sedentários e agravada pelos longos períodos de trabalho, utilizam os transportes passivos com sérias implicações na redução da atividade física das crianças. O objetivo deste estudo foi compreender as motivações e limit...
A complexidade do fenômeno denominado como bullying escolar, demanda esforços coletivos de investigação e de intervenção. Diante do desafio de um trabalho em rede, frente a problemática, que articule funções e competências das instituições acadêmicas e escolares, bem como da gestão pública municipal, há que se objetivar patamares de compreensão distanciados dos estereótipos midiáticos e do senso comum. O caráte...
A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de “nó cego” para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de alunos, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente, relacionadas às suas manifestações. Nesta perspetiva, pretendemos verificar se o g...
O processo de escolarização, orientado por objetivos conteudistas, que conotam a infância como categoria de passagem, impõe uma pauta redutora, invasiva e didatizada, quando não marcada pelo espontaneismo, no que tange a mediação docente diante das produções e interações lúdicas/corporais da infância. Problematizar o significado e as relações desse enquadramento sobre a linguagem de definição da especificidade ...
A violência escolar (bullying) não constitui nenhum problema novo, no entanto, ainda se sabe muito pouco sobre a real prevalência e a sua evolução (Olweus, 1993). Com o intuito de conhecer melhor o fenómeno, protagoniza-se o desenvolvimento de um estudo minucioso sobre as múltiplas formas de vitimação entre pares no contexto dos sétimos anos do Ensino Básico. O presente estudo pretende descrever e analisar a pr...
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