Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Bullying escolar : descrição de um projeto de intervenção

Farenzena, Rosana; Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e; Pereira, Vânia; Pereira, Beatriz Oliveira

A complexidade do fenômeno denominado como bullying escolar, demanda esforços coletivos de investigação e de intervenção. Diante do desafio de um trabalho em rede, frente a problemática, que articule funções e competências das instituições acadêmicas e escolares, bem como da gestão pública municipal, há que se objetivar patamares de compreensão distanciados dos estereótipos midiáticos e do senso comum. O caráte...


Bullying escolar : um questionamento aos estereótipos de abordagem do fenómeno

Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e; Pereira, Beatriz Oliveira; Simões, Hugo; Farenzena, Rosana

A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de “nó cego” para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de alunos, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente, relacionadas às suas manifestações. Nesta perspetiva, pretendemos verificar se o g...


Bulllying escolar : programas de intervenção preventiva

Pereira, Beatriz Oliveira; Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e; Melim, Fernando; Farenzena, Rosana


Vitimação em contexto escolar : frequência e as múltiplas formas

Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e; Pereira, Beatriz Oliveira; Simões, Hugo; Farenzena, Rosana

A violência escolar (bullying) não constitui nenhum problema novo, no entanto, ainda se sabe muito pouco sobre a real prevalência e a sua evolução (Olweus, 1993). Com o intuito de conhecer melhor o fenómeno, protagoniza-se o desenvolvimento de um estudo minucioso sobre as múltiplas formas de vitimação entre pares no contexto dos sétimos anos do Ensino Básico. O presente estudo pretende descrever e analisar a pr...


O bullying na escola : a prevalência e o sucesso escolar

Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e; Pereira, Beatriz Oliveira

Uma versão modificada do questionário de Olweus (1989) para a língua portuguesa sobre o bullying no contexto escolar foi aplicada a uma amostra de 3891 alunos, com idades compreendidas os 5 e os 16 anos, pertencentes a um conjunto de treze Agrupamentos de escolas do ensino básico do Distrito de Bragança, no Nordeste de Portugal. O objectivo do estudo foi o de analisar a prevalência do bullying nos alunos com su...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor







Data




Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia