A complexidade do fenômeno denominado como bullying escolar, demanda esforços coletivos de investigação e de intervenção. Diante do desafio de um trabalho em rede, frente a problemática, que articule funções e competências das instituições acadêmicas e escolares, bem como da gestão pública municipal, há que se objetivar patamares de compreensão distanciados dos estereótipos midiáticos e do senso comum. O caráte...
A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de “nó cego” para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de alunos, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente, relacionadas às suas manifestações. Nesta perspetiva, pretendemos verificar se o g...
A violência escolar (bullying) não constitui nenhum problema novo, no entanto, ainda se sabe muito pouco sobre a real prevalência e a sua evolução (Olweus, 1993). Com o intuito de conhecer melhor o fenómeno, protagoniza-se o desenvolvimento de um estudo minucioso sobre as múltiplas formas de vitimação entre pares no contexto dos sétimos anos do Ensino Básico. O presente estudo pretende descrever e analisar a pr...
Uma versão modificada do questionário de Olweus (1989) para a língua portuguesa sobre o bullying no contexto escolar foi aplicada a uma amostra de 3891 alunos, com idades compreendidas os 5 e os 16 anos, pertencentes a um conjunto de treze Agrupamentos de escolas do ensino básico do Distrito de Bragança, no Nordeste de Portugal. O objectivo do estudo foi o de analisar a prevalência do bullying nos alunos com su...
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