Document details

Percepção de alunos sobre as potencialidades dos filmes e vídeos digitais na ed...

Author(s): Bottentuit Junior, João Batista cv logo 1 ; Lisbôa, Eliana Santana cv logo 2 ; Coutinho, Clara Pereira cv logo 3

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25453

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Vídeos digitais; Filmes educativos; Tecnologias; Audiovisual; Digital videos; Movies; Educational technology; Audiovisual


Description
A experiência realizada, apresenta o vídeo e os filmes educativos como recursos didáticos para auxiliar os professores e alunos na exemplificação e contextualização das aulas teóricas. Para a realização deste estudo, optou-se pela pesquisa exploratória de natureza quantitativa. Utilizou-se um questionário de múltipla escolha que foi aplicado a duas turmas de graduação (filosofia e matemática) de uma Universidade Pública Federal e com um quantitativo total de 30 alunos. Com os resultados obtidos, observouse um clima de descontração nas aulas, bem como, uma atenção maior ao longo das exibições das imagens e ainda, um interesse maior dos alunos em expressar suas opiniões e pontos de vista. Foi possível também constatar que a experiência foi exitosa, na medida em que quase todos demonstraram o interesse em ter vídeos e filmes presentes em outras disciplinas do currículo dos cursos de graduação pesquisados. The experience carried out, shows the video and educational films as educational resources to help teachers and students in the context of exemplification and lectures. For this study, we opted for exploratory research of a quantitative nature. We used a multiple-choice questionnaire that was applied to two undergraduate classes (philosophy and mathematics) at a public university and a Federal quantitative total of 30 students. In the results, there was a relaxed atmosphere in the classroom, as well as greater attention over the views of the images and also a greater interest of the students to express their opinions and viewpoints. It was also possible to see that the experiment was successful, in that almost all showed interest in having videos and movies present in other subjects in the curriculum of undergraduate courses surveyed.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU