Detalhes do Documento

Autorregulação na universidade

Autor(es): Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo cv logo 1 ; Dias, Anelise Silva cv logo 2 ; Almeida, Leandro S. cv logo 3 ; Franco, Amanda Helena Rodrigues cv logo 4

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20129

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Colaborações/Apoios: Reitoria da Universidade do Minho; IE - Instituto de Educação; CIEd - Centro de Investigação em Educação; Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial; NEEBUM – Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho; NEDUM – Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho. Apoios na Divulgação: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación; Revista Lusófona de Educação; Revista Portuguesa de Educação; Psiquilíbrios. No ensino superior o estudante deve possuir um papel ativo e central no próprio processo de aprendizagem visando um desempenho produtivo e determinante do sucesso acadêmico, de forma a possuir um estudo competente. Considerando que um estudante competente é um participante ativo e autorregulado que controla eficientemente suas próprias experiências de aprendizagem, deve-se melhor compreender os processos de autorregulação da aprendizagem. Assim sendo, a autorregulação é conceituada como um processo autodiretivo, por meio do quais os estudantes transformam as suas capacidades mentais em competências acadêmicas referentes às tarefas, sendo um processo ativo no qual os estudantes estabelecem objetivos que norteiam a sua aprendizagem centrada no conhecimento e mediada pela utilização de estratégias apropriadas, tais como monitorar, regular e controlar as suas cognições, motivação e comportamento. O construto da autorregulação possui três fases, a saber, planejamento, monitoramento e regulação, que se integram para a obtenção da aprendizagem. A fase do planejamento, precedente do desempenho, constitui-se daquelas atividades que contribuem para ativar aspectos relevantes do conhecimento prévio. Além disso, permitem organizar e compreender mais facilmente o material. Já o monitoramento, ocorre durante a atividade, é o controle das atividades que implica em avaliar a atenção e questionar-se durante a leitura. Por fim, a regulação das atividades, que ocorre após o desempenho, refere a um ajuste contínuo das ações cognitivas que se realizam em função de um controle prévio. Esta comunicação descreverá os resultados da aplicação da análise fatorial da escala apontando os itens pertencentes aos três fatores de acordo com a teoria da autorregulação, bem como suas respectivas cargas fatoriais, comum a universitários portugueses e brasileiros, a partir da descrição do estudo transcultural realizado com a ECE-Sup (C&T) nestes dois países.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia