En un contexto sociocultural caracterizado por la seguridad de que los j??venes se enfrentar??n en cada momento a dudas, ambig??edades y cambios r??pidos, y en el que es necesario saber dar sentido a informaci??n contradictoria, tomar decisiones dif??ciles, y solucionar problemas complejos, el pensamiento cr??tico surge como algo m??s que ???llevar la contraria???. Este es un recurso cognitivo al que se le ha d...
Colaborações/Apoios: Reitoria da Universidade do Minho; IE - Instituto de Educação; CIEd - Centro de Investigação em Educação; Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial; NEEBUM – Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho; NEDUM – Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho. ...
Introductory programming courses entail students’ high failure and dropout rates. In an effort to tackle this problem, we carried out a qualitative study aiming to shed some light on the programming phase that is most challenging for students, in order to elicit the specific difficulties they experience while learning to program. In doing so, distinctive cognitive abilities, differentiating subjects in terms of...
As dificuldades dos alunos na aprendizagem das disciplinas de programação de computadores são frequentes, explicando o insucesso académico e o abandono de alguns alunos nos cursos de informática. Neste artigo, descrevemos tais dificuldades tomando o discurso de professores e de alunos, contrastando aqui alunos com bom e fraco rendimento Neste sentido, após um levantamento da literatura internacional na área, de...
No ensino superior exige-se maior autonomia, participação e iniciativa do estudante em relação a sua aprendizagem. Considerando-se o processo de autorregulação da aprendizagem envolvendo métodos e comportamentos de estudo e a metacompreensão como habilidade básica essencial para o bom desempenho acadêmico na universidade, esta comunicação foca um estudo realizado com alunos universitários brasileiros de três un...
O pensamento crítico é conceptualizado como uma forma de raciocínio de complexidade superior articulando conhecimento, experiência e competências intelectuais. É apresentado como relevante em circunstâncias quotidianas de resolução de problemas e um recurso valioso nas situações de aprendizagem escolar, particularmente no Ensino Superior. Nesta comunicação será apresentado o processo de tradução, adaptação e es...
O pensamento crítico, forma superior de inteligência particularmente proeminente na faixa jovem-adulta, é apresentado como potenciando o sucesso académico no Ensino Superior e o sucesso na vida profissional. Daqui se depreende a pertinência de investigar as formas que o pensamento crítico assume no início da idade adulta. A presente comunicação apresenta o processo de tradução e adaptação do Real-World Outcomes...
The amount of information and variety of situations tackled on a daily basis call for new cognitive functions, namely combining knowledge, experience and intellectual abilities. Critical thinking is valued as a higher-order type of reasoning and a skill transversal to the educational organisms. We introduce some definitions suggested in the literature, and describe the cognitive functions responsible for critic...
Levando-se em conta os modelos teóricos de autorregulação, foi construída a Escala de Competências de Estudo (ECE), na qual se consideraram três grandes dimensões cognitivas-comportamentais e motivacionais autorreguladas do aluno ao longo da sua aprendizagem e realização acadêmica. A primeira dimensão inclui os comportamentos de organização do estudo, que envolve a planificação dos apontamentos e recursos neces...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |