Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Cognição, aprendizagem e rendimento : I Seminário Internacional

Almeida, Leandro S., coord.; Araújo, Alexandra M., coord.; Franco, Amanda Helena Rodrigues, coord.; Soares, Diana L., coord.


Pensamiento cr??tico : reflexi??n sobre su lugar en la ense??anza superior

Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.; Saiz, Carlos

En un contexto sociocultural caracterizado por la seguridad de que los j??venes se enfrentar??n en cada momento a dudas, ambig??edades y cambios r??pidos, y en el que es necesario saber dar sentido a informaci??n contradictoria, tomar decisiones dif??ciles, y solucionar problemas complejos, el pensamiento cr??tico surge como algo m??s que ???llevar la contraria???. Este es un recurso cognitivo al que se le ha d...


Autorregulação na universidade

Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues

Colaborações/Apoios: Reitoria da Universidade do Minho; IE - Instituto de Educação; CIEd - Centro de Investigação em Educação; Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial; NEEBUM – Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho; NEDUM – Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho. ...


Identifying cognitive abilities to improve CS1 outcome

Ambrósio, Ana; Costa, Fábio Moreira; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Macedo, Joaquim

Introductory programming courses entail students’ high failure and dropout rates. In an effort to tackle this problem, we carried out a qualitative study aiming to shed some light on the programming phase that is most challenging for students, in order to elicit the specific difficulties they experience while learning to program. In doing so, distinctive cognitive abilities, differentiating subjects in terms of...


Programação de computadores : compreender as dificuldades de aprendizagem dos a...

Ambrósio, Ana Paula L.; Almeida, Leandro S.; Macedo, Joaquim; Santos, Alexandre; Franco, Amanda Helena Rodrigues

As dificuldades dos alunos na aprendizagem das disciplinas de programação de computadores são frequentes, explicando o insucesso académico e o abandono de alguns alunos nos cursos de informática. Neste artigo, descrevemos tais dificuldades tomando o discurso de professores e de alunos, contrastando aqui alunos com bom e fraco rendimento Neste sentido, após um levantamento da literatura internacional na área, de...


Competências de estudo e leitura em universitários

Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues

No ensino superior exige-se maior autonomia, participação e iniciativa do estudante em relação a sua aprendizagem. Considerando-se o processo de autorregulação da aprendizagem envolvendo métodos e comportamentos de estudo e a metacompreensão como habilidade básica essencial para o bom desempenho acadêmico na universidade, esta comunicação foca um estudo realizado com alunos universitários brasileiros de três un...


Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções

Franco, Amanda Helena Rodrigues; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Joly, Cristina

O pensamento crítico é conceptualizado como uma forma de raciocínio de complexidade superior articulando conhecimento, experiência e competências intelectuais. É apresentado como relevante em circunstâncias quotidianas de resolução de problemas e um recurso valioso nas situações de aprendizagem escolar, particularmente no Ensino Superior. Nesta comunicação será apresentado o processo de tradução, adaptação e es...


Avaliação das competências cognitivas com o Inventário Real-World Outcomes of C...

Franco, Amanda Helena Rodrigues; Rivas, Silvia F.; Saiz, Carlos; Almeida, Leandro S.

O pensamento crítico, forma superior de inteligência particularmente proeminente na faixa jovem-adulta, é apresentado como potenciando o sucesso académico no Ensino Superior e o sucesso na vida profissional. Daqui se depreende a pertinência de investigar as formas que o pensamento crítico assume no início da idade adulta. A presente comunicação apresenta o processo de tradução e adaptação do Real-World Outcomes...


Critical thinking : its relevance for education in a shifting society

Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues

The amount of information and variety of situations tackled on a daily basis call for new cognitive functions, namely combining knowledge, experience and intellectual abilities. Critical thinking is valued as a higher-order type of reasoning and a skill transversal to the educational organisms. We introduce some definitions suggested in the literature, and describe the cognitive functions responsible for critic...


Competências de estudo e pensamento crítico em alunos universitários

Dias, Anelise Silva; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.; Joly, Cristina

Levando-se em conta os modelos teóricos de autorregulação, foi construída a Escala de Competências de Estudo (ECE), na qual se consideraram três grandes dimensões cognitivas-comportamentais e motivacionais autorreguladas do aluno ao longo da sua aprendizagem e realização acadêmica. A primeira dimensão inclui os comportamentos de organização do estudo, que envolve a planificação dos apontamentos e recursos neces...


10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data




Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia