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Do ensino superior para o trabalho : contributo dos estágios para inserção prof...

Autor(es): Vieira, Diana cv logo 1 ; Caires, Susana cv logo 2 ; Coimbra, Joaquim cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15351

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Transição escola-trabalho; Estágio profissionalizante; Ensino superior; Auto-eficácia; Inserção profissional


Descrição
O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profissional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especificamente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológicas centrais nesta transição – exploração vocacional, auto-eficácia e objectivos de investimento profissional – numa amostra de 337 finalistas do ensino superior português. Os resultados encontrados evidenciaram que os estudantes que tiveram a oportunidade de realizar um estágio curricular apresentaram maiores níveis de exploração vocacional, de auto-eficácia, bem como objectivos de investimento profissional mais robustos, quando comparados com aqueles que não realizaram estágio.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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