Encontrados 23 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a fig...

Caires, Susana; Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal

O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatrouniversidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Estev...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Curriculum and Social Responsibility : a comparative study of perceptions of en...

Teixeira, Liliana; Morgado, José Carlos; Hattum-Janssen, Natascha van; Sánchez-Fernández, María Dolores; Caires, Susana


Responsabilidade social universitaria nos cursos de xestión e economía : os fut...

Sánchez-Fernández, María Dolores; Caires, Susana; Hattum-Janssen, Natascha van; Teixeira, Liliana; López-Portillo, Héctor; Ibarra-Torres, Kathia

As preocupacións con referencia á Responsabilidade Social (RS), foron discutidas a escala global en Rio+20, en xuño de 2012. Polo que é de gran importancia debater sobre a RS no Ensino Superior, xa que estas institucións son axentes moi influentes á hora de formar aos futuros traballadores. Neste traballo imos presentar as perspectivas dos alumnos mediante a exposición de dúas tipoloxías de estudo, cualitativo ...


Becoming a teacher: student teachers´ experiences and perceptions about teachin...

Caires, Susana; Almeida, Leandro; Vieira, Diana Aguiar

In an attempt to build a more comprehensive and holistic understanding of the complexity, dynamics and idiosyncrasies involved in becoming a teacher, this study focussed on the experiences of 295 student teachers. Their feelings, cognitions and perceptions regarding teaching practice were analysed using the short version of the Inventory of Experiences and Perceptions of the Teaching Practice. Results emphasise...


Inventário de fatores de estresse nos alunos do 12º ano : construção e validaçã...

Silva, Cândida; Caires, Susana

Os estudantes do 12º ano constituem um grupo em constante exposição a situações de estresse, pois, a par das transformações físicas e psicológicas caraterísticas da adolescência, são confrontados com a eminência da realização de uma série de decisões com impacto significativo no seu percurso atual e futuro. Visando um conhecimento mais aprofundado dos estressores mais frequente e intensamente vivenciados, no co...


Responsabilidade social nos cursos de engenharia e artes : perspectivas compara...

Sánchez-Fernández, María Dolores; Hattum-Janssen, Natascha van; Caires, Susana; Teixeira, Liliana; Ibarra-Torres, Kathia; López-Portillo, Héctor

As preocupações com a Responsabilidade Social foram, em junho de 2012, debatidas à escala global pelo Rio+20. Urge debater a problemática da Responsabilidade Social (RS) no Ensino Superior, pois as instituições de Ensino Superior são agentes privilegiados no que diz respeito à sedimentação da importância da temática junto dos alunos. As áreas de Engenharia e Arquitetura / Design são fulcrais para a criação de u...


Social responsibility in engineering curricula

Hattum-Janssen, Natascha van; Sánchez-Fernández, María Dolores; Caires, Susana; Khan, Sheila

Corporate Social Responsibility (CSR) is a concept related to the need for companies to be not only competitive but also sustainable and refers to and the relationship of the company with its social and environmental surroundings, including labour issues [1]. CSR is also gaining attention within Higher Education, being related to a wide range of activities taking place at universities, especially the environmen...


Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profi...

Vieira, Diana Aguiar; Caires, Susana; Coimbra, Joaquim Luís

O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profi ssional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especifi camente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicol...


Distance learning and e-learning in Portugal : a study of the perceptions, conc...

Gomes, Maria João; Coutinho, Clara Pereira; Guimarães, Fernando; Casa-Nova, Maria José; Caires, Susana

This paper aims to update a method of understanding the domain in question. It is the outcome of a research carried out by a Working Group on Distance Education and e-Learning (GT-EADEL), based on the principles and initiatives stated by the executive board of the University of Minho’s Institute of Education. This study was based on the need to identify perceptions, concepts, teaching practices and requirements...


Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho : um e...

Gomes, Maria João; Coutinho, Clara Pereira; Guimarães, Fernando; Casa-Nova, Maria José; Caires, Susana

No sentido de identificar práticas de e-learning no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) foi realizado um estudo exploratório que envolveu todos os docentes em exercício de funções no ano letivo de 2009/2010. Para o efeito foi concebido o questionário ―Práticas, percepções e necessidades de formação dos docentes do IE relativamente à Educação a Distância e e-learning‖ que, após um processo d...


23 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento




Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia