Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a fig...

Caires, Susana; Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal

O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatrouniversidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Estev...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Definição de uma Estratégia para a gestão de conteúdos : o caso de estudo da ár...

Vieira, Diana Filipa Alves

Tese de mestrado. Ciências da Informação. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2012


Becoming a teacher: student teachers´ experiences and perceptions about teachin...

Caires, Susana; Almeida, Leandro; Vieira, Diana Aguiar

In an attempt to build a more comprehensive and holistic understanding of the complexity, dynamics and idiosyncrasies involved in becoming a teacher, this study focussed on the experiences of 295 student teachers. Their feelings, cognitions and perceptions regarding teaching practice were analysed using the short version of the Inventory of Experiences and Perceptions of the Teaching Practice. Results emphasise...



Apoio social e autoeficácia na procura de emprego: Um estudo junto de desempreg...

Gomes, Benedita; Vieira, Diana Aguiar

As transformações socioeconómicas ocorridas nas últimas décadas no mercado de trabalho traduziram-se no aumento do desemprego e do trabalho precário. O desemprego, enquanto transição de vida, coloca ao indivíduo desafios e mudanças ao nível dos papéis desempenhados, exigindo-lhe uma reformulação da sua relação com o mundo. O objetivo principal deste estudo é explorar a relação entre o apoio social e a autoeficá...



Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profi...

Vieira, Diana Aguiar; Caires, Susana; Coimbra, Joaquim Luís

O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profi ssional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especifi camente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicol...


Do ensino superior para o trabalho : contributo dos estágios para inserção prof...

Vieira, Diana; Caires, Susana; Coimbra, Joaquim

O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profissional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especificamente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológ...


O estágio na formação de professores : validação da versão reduzida do Inventár...

Caires, Susana; Almeida, Leandro S.; Vieira, Diana

No presente trabalho é apresentado o processo de validação da versão reduzida do Inventário de Vivências e Percepções do Estágio – versão para a formação de professores (Caires, Almeida & Vieira, 2009), uma escala de auto-relato construída com o objectivo de avaliar – na perspectiva do formando - os aspectos mais relevantes do seu estágio, uma experiência ocorrida no final do curso e correspondendo à estreia na...


A vez e a voz dos supervisores cooperantes : vivências e percepções da experiên...

Esteves, Carla; Caires, Susana; Maria, Moreira; Vieira, Diana

O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Este...


14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento






Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia