Autor(es):
Silva, Bento Duarte da
; Gomes, Maria João
; Silva, Ana Maria Costa e
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12855
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Plano Tecnológico da Educação; Avaliação de políticas e Programas em TIC; Metodologia de avaliação em TIC; Technological plan for education; Evaluation of ICT policies and programs; Methodology of ICT evaluation
Descrição
Nos últimos anos temos assistido, um pouco por toda a Europa, a múltiplas iniciativas no sentido de promover o uso de computadores e outras tecnologias digitais e de rede, no sentido de responder aos desafios da Sociedade da Informação. Em Portugal, a mais relevante dessas iniciativas sucedeu em 2005 com a aprovação do Plano Tecnológico (Resolução do Conselho de Ministros, nº 190/2005), em que a Educação era um dos principais eixos estratégicos, tendo sequência em 2006 com o Plano Tecnológico da Educação. Do lançamento e implementação de políticas, programas e projectos decorre, como sustentam diversos autores, a necessidade da sua avaliação, tanto mais premente quando estamos a viver uma mudança de paradigma sociocultural em que as TIC são um dos vectores dessa mudança. É neste contexto que se apresenta esta comunicação, pretendendo-se efectuar uma síntese da análise efectuada aos Planos Tecnológicos das Escolas, referente ao ano de lançamento do PTE (2006-2007), tendo por base os relatórios de avaliação elaborados por 483 escolas provenientes das cinco regiões educativas do país. Esta comunicação encontra-se organizada em quatro pontos. No primeiro, os autores reflectem sobre o “novo” paradigma sociocultural e suas repercussões na educação e na escola, bem como da necessidade de se avaliar os programas e projectos em TIC. No segundo, aborda-se a metodologia adoptada na análise e avaliação dos relatórios, descrevendo as várias etapas, desde a sistematização do material recepcionado à integração dos dados, passando pela concepção dos diversos instrumentos de recolha e análise de dados, nomeadamente o guião de entrevista aos Coordenadores TIC e a grelha de análise dos relatórios referentes ao Plano TIC das escolas. No terceiro, faz-se a apresentação dos resultados, terminando (quarto ponto) com uma síntese final – onde se ressaltam as principais forças e potencialidades, as fraquezas, as oportunidades identificadas e as ameaças emergentes – e com recomendações orientadoras para a elaboração dos relatórios dos Planos TIC. In the last years, many European countries have set several initiatives to
promote the use of computers and other digital and network technologies, in order to
meet the challenges of the Information Society. In Portugal, the most important
initiative, were the approval of the Technology Plan (Resolution of the Council of
Ministers n.o 190/2005) in 2005, in which education was a major strategic priorities, and
the approval of the Technological Plan for Education, in 2006.
When we launch innovation policies, programs and projects, as several authors argue,
we also need to decide and to design their evaluation for their early beginning. This is
very important in the area of innovation with technologies, in times in which ICT is one
of the keys of the sociocultural paradigm shift in which we live.
With this paper we pretend to present a summary of the analysis of the activity reports
about “technology and information school activities” written by 483 schools from the
five educational regions of Portugal and related to 2006/2007 school year, the first year
of the Technological Plan for Education.
This paper is organized into four points. At first, the authors reflect on the "new"
sociocultural paradigm and its impact on education and school, as well as on the need to evaluate ICT programs and projects. In a second moment, the paper deals with the
methodology adopted in the analysis and evaluation of reports, describing the various
stages, from systematization of the received material to the integration of data, via the
design of several instruments data collection, including the analysis grid and the
interview guide for ICT Coordinators. In third, we present the data collected and the
main conclusions of our analyses. Finally, we end (quarter point) with a final synthesis,
where we try to highlight the main strengths and capabilities, weaknesses, opportunities
and threats identified and we propose some recommending guidelines for written ICT
activity reports.