Autor(es):
Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
; Viseu, Floriano
; Melo, Maria do Céu
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12766
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Avaliação; Disciplinas; Práticas de literacia; Evaluation; Content area literacies
Descrição
No âmbito do projecto “Práticas de literacia na e para além da sala de aula:
condições sociais e pedagógicas para a aprendizagem” (PTDC/CPECED/
112604/2009), que pretende cartografar as práticas de escrita e de leitura em
contexto escolar, apresentamos, neste texto, dados relativos a uma fase exploratória
do estudo. Nesta fase foram questionados professores de Português, Línguas
estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º
ciclo do Ensino Básico, da zona de Braga, Portugal. Em discussão estarão,
particularmente, dados descritivos sobre o tempo dispensado com o ler e o escrever, a
natureza destas actividades, as suas finalidades, os géneros e os recursos textuais
dominantes envolvidos na aprendizagem das várias disciplinas, seja na sala de aula
seja fora dela. Embora provisórios, os resultados confirmam conclusões de outros
estudos, nomeadamente quanto à fraca presença, nos sistemas escolares europeus,
da integração efectiva da leitura e da escrita na aprendizagem dos conteúdos
disciplinares (Garbe et al., 2009); apontam ainda para uma pedagogia centrada no
manual escolar, mas, sobretudo, permitem hipotetizar que a generalidade dos
professores não partilhará conhecimento sobre os papéis da leitura e da escrita no
desempenho académico. In the scope of the research project “Literacy practices in and beyond
classrooms: social and pedagogical conditions for learning through reading and
writing” (PTDC/CPE-CED/112604/2009) which intends to map reading and writing
practices in school contexts, we present in this text data concerning an exploratory
moment of the study. In this phase, teachers of Portuguese and foreign languages,
History and Geography, Sciences and Mathematics from two Braga schools (2nd and 3rd
levels) have been inquired by means of a questionnaire. Particularly, we will consider,
for this discussion, descriptive data about time spent with reading and writing practices,
the nature of these school activities, their purposes, dominant textual genres and
resources involved in the learning of each curricular content, both inside and outside
classrooms. Although these are provisional results, they confirm main conclusions from
other studies, namely the weak integration, in most European school systems, of reading
and writing practices in all content areas (Garbe et al., 2009); these results also point to
a pedagogy organised around the school textbook, as well as allow the hypothesis that
the majority of teachers may not share knowledge about the relevant roles of reading
and writing for academic success.