Since 2005, in Portugal, adults that didn’t get a school certificate have the opportunity to get one by means of a process called Recognition, Validation and Certification of Competences (RVCC) which today is the most relevant form of provision of school (basic or secondary level) and professional certification for adults in Portugal. Supported by a key-competencies framework, RVCC can include education and tra...
Em Portugal é ainda dominante a ideia de que ser-se letrado é unicamente o domínio de capacidades técnicas para a (des)codificação de textos escritos. Quem não atinge um bom nível em testes de literacia é considerado, assim, iletrado. Esquece esta visão que, no quotidiano de cada indivíduo, mesmo entre quem não tem aquele domínio, são múltiplos os eventos de literacia, envolvendo o uso eficaz de textos variados...
Este texto foi produzido no âmbito do Projeto A Vida em Mudança: A Literacia na Educação de Adultos (PTDC/CPE-CED/105258/2008), em desenvolvimento no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho e no Centro de Investigação Sobre o Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, com financiamento de fundos nacionais, por meio da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciamento do Fundo Europeu...
No âmbito do projecto “Práticas de literacia na e para além da sala de aula: condições sociais e pedagógicas para a aprendizagem” (PTDC/CPECED/ 112604/2009), que pretende cartografar as práticas de escrita e de leitura em contexto escolar, apresentamos, neste texto, dados relativos a uma fase exploratória do estudo. Nesta fase foram questionados professores de Português, Línguas estrangeiras, História e Geograf...
No quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa, é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do En...
Neste texto propomo-nos identificar e caracterizar as formas que o letramento assume, tanto na sua dimensão conceitual como na de prática, quando é objeto de estudo no Ensino Superior. Os dados deste estudo meta-analítico foram recolhidos em comunicações apresentadas em uma conferência internacional sobre letramentos ocorrida em 2009, em Portugal. Os resultados, obtidos pelas análises de 19 comunicações oriunda...
Desde 2005 que, em Portugal, os adultos sem graus de escolaridade obrigatória concluídos podem obter um certificado escolar por meio do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Este processo, que tem lugar em Centros de Novas Oportunidades (CNOs), sediados em escolas e em associações locais, públicas ou privadas, é, atualmente, o maior e o mais relevante movimento de requalif...
Neste texto propomo-nos identificar e caracterizar as formas que a literacia assume, tanto na sua dimensão conceptual como na prática, quando é objecto de investigação no Ensino Superior. Os dados deste estudo meta-analítico foram recolhidos em comunicações apresentadas numa conferência internacional sobre literacias ocorrida em 2009, em Portugal. Os resultados, obtidos pelas análises de 19 comunicações oriunda...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |