Encontrados 28 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Adult literacy biographies : trajectories for changing lives

Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Castro, Rui Vieira de; Silva, Ana Cristina Alves

Since 2005, in Portugal, adults that didn’t get a school certificate have the opportunity to get one by means of a process called Recognition, Validation and Certification of Competences (RVCC) which today is the most relevant form of provision of school (basic or secondary level) and professional certification for adults in Portugal. Supported by a key-competencies framework, RVCC can include education and tra...


Vidas letradas de adultos em processo de Reconhecimento, Validação e Certificaç...

Silva, Ana Cristina Alves; Arqueiro, Ana Sofia da Silva; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade

Em Portugal é ainda dominante a ideia de que ser-se letrado é unicamente o domínio de capacidades técnicas para a (des)codificação de textos escritos. Quem não atinge um bom nível em testes de literacia é considerado, assim, iletrado. Esquece esta visão que, no quotidiano de cada indivíduo, mesmo entre quem não tem aquele domínio, são múltiplos os eventos de literacia, envolvendo o uso eficaz de textos variados...


Transições para a literacia dominante : perspectivas de coordenadores de Centro...

Silva, Ana; Guimarães, Paula; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade

Este texto foi produzido no âmbito do Projeto A Vida em Mudança: A Literacia na Educação de Adultos (PTDC/CPE-CED/105258/2008), em desenvolvimento no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho e no Centro de Investigação Sobre o Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, com financiamento de fundos nacionais, por meio da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciamento do Fundo Europeu...


Práticas de literacia nas disciplinas escolares : um estudo em escolas portuguesas

Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Viseu, Floriano; Melo, Maria do Céu

No âmbito do projecto “Práticas de literacia na e para além da sala de aula: condições sociais e pedagógicas para a aprendizagem” (PTDC/CPECED/ 112604/2009), que pretende cartografar as práticas de escrita e de leitura em contexto escolar, apresentamos, neste texto, dados relativos a uma fase exploratória do estudo. Nesta fase foram questionados professores de Português, Línguas estrangeiras, História e Geograf...


A leitura e a escrita no currículo : a presença ausente

Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Melo, Maria do Céu; Viseu, Floriano

No quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa, é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do En...


Perspectivas sobre letramentos no ensino superior : objectos de estudo em pesqu...

Fischer, Adriana; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade

Neste texto propomo-nos identificar e caracterizar as formas que o letramento assume, tanto na sua dimensão conceitual como na de prática, quando é objeto de estudo no Ensino Superior. Os dados deste estudo meta-analítico foram recolhidos em comunicações apresentadas em uma conferência internacional sobre letramentos ocorrida em 2009, em Portugal. Os resultados, obtidos pelas análises de 19 comunicações oriunda...


A leitura literária em biografias vernáculas de adultos em processos de reconhe...

Silva, Ana Cristina Alves; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade

Desde 2005 que, em Portugal, os adultos sem graus de escolaridade obrigatória concluídos podem obter um certificado escolar por meio do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Este processo, que tem lugar em Centros de Novas Oportunidades (CNOs), sediados em escolas e em associações locais, públicas ou privadas, é, atualmente, o maior e o mais relevante movimento de requalif...


Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools : a s...

Carvalho, José António Brandão; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Martinho, Maria Helena; Silva, António Carvalho da; Viseu, Floriano


Transitions to the dominant literacy : the views of the coordinators of New Opp...

Silva, Ana Cristina Alves; Guimarães, Paula Cristina Oliveira; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade


Literacia(s) no ensino superior : configurações em práticas de investigação

Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Fischer, Adriana

Neste texto propomo-nos identificar e caracterizar as formas que a literacia assume, tanto na sua dimensão conceptual como na prática, quando é objecto de investigação no Ensino Superior. Os dados deste estudo meta-analítico foram recolhidos em comunicações apresentadas numa conferência internacional sobre literacias ocorrida em 2009, em Portugal. Os resultados, obtidos pelas análises de 19 comunicações oriunda...


28 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia