Author(s): 
		  					
		  					Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade  ; Melo, Maria do Céu
 ; Melo, Maria do Céu  ; Viseu, Floriano
 ; Viseu, Floriano  
 
		  					
		  					
							
		  					Date: 2011 
		  					
		  					
							Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/12343
							
		  					Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
							
		  					Subject(s): Avaliação; Disciplinas; Práticas de literacia
							
						 
	  					
	  					
	  					
	  						Description
	  						No quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da
escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa,
é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória
que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas
Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e
3.º ciclo do Ensino Básico, da zona de Braga, Portugal. O tempo dispensado com o
ler e o escrever, a natureza destas atividades, as suas finalidades, os géneros e os
recursos textuais dominantes envolvidos na aprendizagem destas várias disciplinas,
em contexto sala de aula e fora dela, são as dimensões que aqui estarão em
destaque. Os resultados confirmam conclusões de outros estudos, nomeadamente
quanto à fraca presença, nos sistemas escolares europeus, da integração efetiva da
leitura e da escrita na aprendizagem dos conteúdos disciplinares. Apontam ainda
para uma pedagogia centrada no manual escolar, mas, sobretudo, permitem colocar
a hipótese de a generalidade dos professores não partilhar conhecimento sobre os
papéis da leitura e da escrita no desempenho académico.