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Processos de auto-regulação da aprendizagem e realização escolar no Ensino Básico

Autor(es): Rosário, Pedro cv logo 1 ; Soares, Serafim cv logo 2 ; Núñez Perez, José Carlos cv logo 3 ; González-Pienda, Júlio A. cv logo 4 ; Rubio, Marta cv logo 5

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11911

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Auto-regulação da aprendizagem; Estratégias de auto-regulação; Modelo das fases cíclicas; Rendimento escolar


Descrição
Ao longo destes últimos anos, um dos objectivos fundamentais das políticas educativas tem acentuado a necessidade da educação formal promover nos alunos a utilização de estratégias de auto-regulação da sua aprendizagem no sentido de promover aprendizagens significativas. Estas competências são consideradas fundamentais, não só para os alunos guiarem a própria progressão educativa, mas também para assegurar a continuidade formativa após a saída do sistema educativo. Neste estudo pretendemos avaliar o comportamento auto-regulatório dos alunos dos 2.° e 3.° Ciclos do Ensino Básico, em três fases distintas: Prévia, Controlo Volitivo e Auto-reflexão. Posteriormente, procurámos conhecer o seu impacto nos resultados escolares (Língua Portuguesa e Matemática). A amostra tomada é de 859 alunos. De acordo com os resultados obtidos, o padrão auto-regulatório dos alunos apresenta um perfil descendente do 2.° para o 3.° Ciclo do Ensino Básico. Os resultados sugerem também que os alunos mais auto-regulados obtêm um rendimento escolar mais elevado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Estes dados apontam para a necessidade de articulação, quer no plano curricular quer na organização do processo de ensino/aprendizagem e, por outro lado, a integração de estratégias auto-regulatórias no currículo de cada disciplina, através da infusão curricular, monitorizando a sua utilização durante as actividades lectivas. Along these last years, one of the fundamental goals of the educational politics has been accentuating formal education need to promote the use self-regulation learning strategies in order to achieve significative learning's. These competences are fundamental, not only to guide students on their own educational progression, but also to assure the formative continuity after leaving the educational system. In this study we intended to evaluate self-regulation processes of Elementary Education students, in their three phases: Forethought, Control Volition and Self reflection. Later, we analyzed their impact in the school results (Portuguese language and Mathematics). In this study participated 859 Elementary Education students. Results suggest that self-regulated student's pattern presents a descending profile from 2.º for the 3.° Cycle of the Elementary Education. Data also suggest that self-regulated students obtain higher grades in the disciplines of Portuguese and Mathematics. We elaborate on the need of curriculum articulation and the integration of self-regulated learning strategies in the curriculum of each discipline through curricular infusion in order to promote significative learning's and autonomy.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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