Descrição
Este estudo visou verificar o ajuste da Escala de Competência em Estudo – ECE (Sup) ao modelo Rasch e se os seus itens sofrem um viés relacionado à área de conhecimento na qual se insere o curso que frequentam, considerando tanto os estudantes portugueses, quanto os brasileiros. Participaram 1304 estudantes, sendo 56,7% portugueses e 43,3% brasileiros, que cursavam as áreas de Ciências e Tecnologias (58,9%) e Sociais e Humanidades (41,1%) em universidades brasileiras e portuguesas. As idades variaram de 17 a 58 anos, com média igual a 24,16 anos (DP = 6,93), sendo 54,6% do gênero feminino e 45,4% do masculino. Foi aplicado de forma coletiva a ECE, com duração média de 20 minutos. Os resultados quanto ao ajuste ao modelo de Rasch, tanto para o infit (M = 1,00; DP = 0,30), quanto para o outfit (M = 1,02; DP = 0,32) revelaram que 35 itens estavam ajustados à escala. Contudo, 12 itens apresentaram valores acima de 1,30, e oito abaixo de 0,70, revelando serem itens com problemas de ajustamento à escala. Em relação ao Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF), os resultados evidenciaram que, dos 55 itens da
escala, 24 indicaram diferenciarem-se quanto à área estudada, sendo que desses itens, 12
favorecem a adesão de resposta pelos estudantes da área de Sociais e Humanidades.