Background: Although academic achievement is believed to be an important factor in students’ decision to continue studying at university, research on this topic is limited. Method: The current study analyzed the relationship between academic achievement and the intention of 327 non-traditional students to continue studying at university, using a path model. Results: The central hypothesis of the study was confi...
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) ; Em Portugal, tem aumentado a participação de novos grupos de alunos no ensino superior, resultando numa presença cada vez maior de estudantes adultos neste contexto. Embora o desempenho académico constitua um fator importante no processo de decisão dos alunos para continuar a estudar na universidade, ...
Este estudo visou verificar o ajuste da Escala de Competência em Estudo – ECE (Sup) ao modelo Rasch e se os seus itens sofrem um viés relacionado à área de conhecimento na qual se insere o curso que frequentam, considerando tanto os estudantes portugueses, quanto os brasileiros. Participaram 1304 estudantes, sendo 56,7% portugueses e 43,3% brasileiros, que cursavam as áreas de Ciências e Tecnologias (58,9%) e S...
Num projecto de investigação entre a Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade Pedagógica (Moçambique) e a Universidade São Francisco (Brasil), procedeu-se à construção de uma “Escala de Competências de Estudo” (ECE-Sup), para alunos do Ensino Superior. O ponto de partida foi a leitura da investigação na área e a consulta de outras escalas disponíveis, defi...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |