Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Estratégias de estudo : auscultando os estudantes universitários de Moçambique ...

Donaciano, Bendita; Almeida, Leandro S.

Este artigo aborda as estratégias de estudo em estudantes do ensino superior. O estudo tomou um grupo de 48 estudantes do 1º e do 3º anos, dos cursos de CÌências e Humanidades, da Universìdade Pedagógica (UP) em Moçambique. Para levantamento dos comportamentos de estudos desses alunos e suas vivências académicas elaboramos um questionário com treze perguntas abertas abarcando quatro dimensóes: (i) comportamento...


Competências de estudo e rendimento académico de alunos da Universidade Pedagóg...

Donaciano, Bendita; Almeida, Leandro S.

Esta comunicação aborda as estratégias de aprendizagem e organização de estudo em estudantes do ensino superior. O estudo tomou uma amostra de alunos do 1º e do 3º anos da Universidade Pedagógica (UP) em Moçambique. Para aquisiçao das vivências dos estudantes elaboramos um questionário com treze perguntas abertas direccionadas para três dimensões: (i) a dimensão cognitiva que tem a ver com o nível de compreensã...


Vivências académicas, métodos de estudo e rendimento escolar em estudantes da U...

Donaciano, Bendita

Tese de Doutoramento em Ciências de Educação - Especialidade de Psicologia da Educação ; Esta tese versa as vivências académicas, métodos de estudo e rendimento escolar em alunos universitários. A abordagem do tema foi feita com base na literatura existente na área das vivências, dos métodos de estudo, da auto-regulação das estratégias de aprendizagem e do rendimento académico. A pesquisa procurou desenvolver ...


Estudo do funcionamento diferencial do item para a Escala de Competência de Est...

Joly, Cristina; Almeida, Leandro S.; Dias, Anelise Silva; Monteiro, Sílvia; Pereira, Armanda Sofia; Donaciano, Bendita

Este estudo visou verificar o ajuste da Escala de Competência em Estudo – ECE (Sup) ao modelo Rasch e se os seus itens sofrem um viés relacionado à área de conhecimento na qual se insere o curso que frequentam, considerando tanto os estudantes portugueses, quanto os brasileiros. Participaram 1304 estudantes, sendo 56,7% portugueses e 43,3% brasileiros, que cursavam as áreas de Ciências e Tecnologias (58,9%) e S...


Escala de Competências de Estudo (ECE-SUP) : fundamentos e construção

Almeida, Leandro S.; Guisande, M. Adelina; Pereira, Armanda Sofia; Joly, Cristina; Donaciano, Bendita; Mendes, Tatiana; Ribeiro, Márcia Sofia

Num projecto de investigação entre a Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade Pedagógica (Moçambique) e a Universidade São Francisco (Brasil), procedeu-se à construção de uma “Escala de Competências de Estudo” (ECE-Sup), para alunos do Ensino Superior. O ponto de partida foi a leitura da investigação na área e a consulta de outras escalas disponíveis, defi...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data




Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia