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Exploração e decisão de carreira numa transição escolar : diferenças individuais

Author(s): Faria, Liliana cv logo 1 ; Taveira, Maria do Céu cv logo 2 ; Saavedra, Luísa cv logo 3

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10955

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Exploração de carreira; Indecisão de carreira; Diferenças individuais; Career exploration; Career indecision; Individual differences


Description
A investigação da exploração e indecisão de carreira, em momentos de transição escolar, contribui para o desenho das intervenções vocacionais. Neste estudo, analisam-se diferenças individuais naquelas dimensões, a partir da avaliação de 178 estudantes do 9º ano de escolaridade de ambos os sexos (120 alunas, 58 alunos), com uma média de idades de 14 anos, a frequentar escolas do noroeste de Portugal. Os resultados evidenciam diferenças entre alunos e alunas, em desfavor destas, apenas em duas crenças associadas à exploração: a visão sobre o mercado de emprego e a importância relativa atribuída aos objectivos de carreira. Retiram-se implicações práticas dos resultados para o desenho das intervenções vocacionais na adolescência. The study of career exploration and indecision in moments of academic transition, contributes to the design of career interventions. In this study, we analyze gender differences, based on the assessment of 178 ninth-grade students (120 girls, 58 boys), with an average age of 14 years, attending schools in the northwest of Portugal. The results showed differences between boys and girls, with girls doing worse than boys in relation to two beliefs about exploration: notions about job market and relative importance attributed to career goals. Practical implications of the results for career intervention design are discussed.
Document Type Article
Language Portuguese
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