Encontrados 28 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Career intervention for self-management and entrepreneurship

Loureiro, Nazaré; Taveira, Maria do Céu; Faria, Liliana

Career self-management can be an important contribution for entrepreneurship as an attitude and for the consequent adjustment and professional satisfaction (Loureiro, 2012). For this reason, we carried out a career intervention, in the form of a seminar, with the main goal of promoting career self-management competences. That is, career adaptability in its dimensions of concern, control, curiosity and confidenc...


Self-Concept in Portuguese Students: Implications for learning and career educa...

Faria, Liliana; Taveira, Maria do Céu; Nogueira, Marta; Veiga, Feliciano

Proceedings from the 2nd Annual Asian Conference on Psychology and the Behavioral Sciences ; The study of self-concept has a long life and is considered one of the oldest areas of research in social sciences and humanities (Marsh and Hattie, 1996).The interest in studying the self-concept comes from the fact that the same constitute the core of personality and existence, and be instrumental in the decision of ...


Avaliação do processo de aconselhamento vocacional: revisão da literatura

Faria,Liliana da Costa; Taveira,Maria do Céu

As questões acerca do processo de intervenção têm sido cada vez mais alvo de atenção e estudo na Psicologia. Este artigo apresenta uma revisão da literatura acerca da panorâmica atual do processo de aconselhamento vocacional. Deste modo, são abordados, uma descrição do processo de aconselhamento vocacional e das variáveis comuns ao aconselhamento psicológico pessoal e vocacional, seguindo-se uma breve caracteri...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Avaliação do processo de aconselhamento vocacional : revisão da literatura

Faria, Liliana; Taveira, Maria do Céu

As questões acerca do processo de intervenção têm sido cada vez mais alvo de atenção e estudo na Psicologia. Este artigo apresenta uma revisão da literatura acerca da panorâmica atual do processo de aconselhamento vocacional. Deste modo, são abordados, uma descrição do processo de aconselhamento vocacional e das variáveis comuns ao aconselhamento psicológico pessoal e vocacional, seguindo-se uma breve caracteri...


Proceso y productos de una intervención psicológica vocacional

Faria, Liliana; Taveira, Maria do Céu

Este estudio analiza el proceso y los productos de una intervención psicológica vocacional. Participaron 321 estudiantes (178 grupo experimental y 143 grupo control), entre 13 y 17 años. Se evaluó el proceso de intervención a través del Sistema de Reacciones de los Clientes, y los productos a través de las Escala de Exploración Vocacional y de Indecisión Vocacional. El análisis de las sesiones de intervención d...


Condições necessárias e suficientes para escolher ou não escolher as engenharia...

Saavedra, Luísa; Loureiro, Telma; Silva, Ana Daniela; Faria, Liliana; Ferreira, Sara; Taveira, Maria do Céu; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro

Este estudo pretende ser um contributo para o conjunto de trabalhos que têm procurado explicar porque um número elevado de raparigas continuam a não escolher determinados ramos da Engenharia e das Ciências. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 102 participantes, desde o Ensino Básico a profissionais, que foram analisadas através da Análise Temática. Esta permitiu evidenciar as principais razões de a...


(A) simetrias de género no acesso às Engenharias e Ciências no Ensino Superior ...

Saavedra, Luísa; Vieira, Cristina Maria; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Faria, Liliana; Silva, Ana Daniela; Loureiro, Telma

Tendo em conta que a maior parte das informações sobre a feminização do Ensino Superior em Portugal é geralmente apresentada por grandes áreas de formação, pretendemos, neste artigo, avaliar a frequência de rapazes e raparigas, as médias de candidatura ao Ensino Superior, bem como a opção de candidatura ao Ensino Superior em determinados cursos que integram as áreas habitualmente designadas de “Ciências, Matemá...


Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais

Faria, Liliana; Königstedt, Martina; Taveira, Maria do Céu

O presente estudo analisa a eficácia relativa de três programas de intervenção: "Futuro Bué!", "Ser Activo - Explorar para Decidir" e "Orienta-te e Segue". A amostra inclui 40 alunos do 9° ano de escolaridade, de ambos os sexos, com idades entre os 13 e os 17 anos. Destes, 141 alunos integraram o programa "Futuro Bué!", 74 realizaram o programa "Ser Activo - Explorar para Decidir", e 82 o programa "Orienta-te ...


Eficacia del consejo vocacional en años de transición escolar

Taveira, Maria do Céu; Faria, Liliana; Maia, José

Este estudio analiza la eficacia de un programa de consejo psicológico destinado a ayudar a los alumnos a tomar decisiones vocacionales después de la etapa de escolaridad obligatoria. Participaron 178 estudiantes entre 13 y 17 años que asistieron a cinco sesiones semanales de 90 minutos, y 143 estudiantes como grupo control. Se evaluaron la exploración y la indecisión vocacional antes y después del programa. Se...


Efeito da intervenção psicológica vocacional na indecisão e comportamento explo...

Taveira, Maria do Céu; Faria, Liliana

Um adolescente veio à consulta psicológica com o objectivo de receber ajuda para um problema de indecisão face à vida escolar e profissional. Os dados da avaliação indicam como causas do problema a falta de consciência de si próprio, o desconhecimento sobre o processo de tomada de decisão, um fraco conhecimento do mundo escolar e profissional e dificuldades no compromisso com um curso de acção. O cliente aprese...


28 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia