Author(s):
Viseu, Floriano
; Santos, Esmeraldina
; Nogueira, Daniela
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10094
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Na disciplina de Matemática muitos alunos manifestam, por diversas razões, dificuldades de
aprendizagem. O histórico que desenvolvem a esta disciplina durante o seu percurso escolar faz com
que muitos deles se mostrem desinteressados e desconcentrados na sala de aula. Compete ao
professor alterar esta situação, através de estratégias que responsabilizem os alunos nas actividades da
aula, dando atenção ao que sabem e precisam de aprender (NCTM, 2007) e oportunidade de se
fazerem ouvir, como por exemplo através dos diários de aula. Ao proporcionarmos aos alunos de duas
turmas do 8.º ano a realização desses diários, procuramos analisar o seu efeito no desenvolvimento de
atitudes - ao nível da concentração, interesse, participação -, bem como de capacidades e
conhecimentos.