Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática) ; Comunicar e explicar como se fez um determinado raciocínio matemático a alguém nem sempre é uma tarefa fácil. Procurar metodologias ou práticas que permitem facilitar essa tarefa, favorecendo a discussão na sala de aula, foi o ponto de partida para a motivação desta investigação. Ao propor...
Comunicar e argumentar como se fez um determinado raciocínio matemático a alguém nem sempre é uma tarefa fácil. Ao proporcionar aos alunos de uma turma de 7ºano a discussão de situações matemáticas com recurso ao uso da tecnologia, foram criadas oportunidades para que explicassem os seus raciocínios e compreendessem os dos colegas. Este artigo analisa as interacções na sala de aula resultantes da aplicação de u...
O ambiente de aprendizagem que é proporcionado aos alunos é determinante para que estes sejam coconstrutores do seu conhecimento. As actuais recomendações para o ensino de Matemática defendem abordagens indutivas, que incentivem os alunos a obter as relações, propriedades e definições dos conceitos abordados (NCTM, 2007). No caso da Geometria, aprender relações e propriedades com papel, lápis, régua, transferid...
Na disciplina de Matemática muitos alunos manifestam, por diversas razões, dificuldades de aprendizagem. O histórico que desenvolvem a esta disciplina durante o seu percurso escolar faz com que muitos deles se mostrem desinteressados e desconcentrados na sala de aula. Compete ao professor alterar esta situação, através de estratégias que responsabilizem os alunos nas actividades da aula, dando atenção ao que sa...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |