Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Discussão na aula de matemática com recurso à tecnologia : o caso de uma turma ...

Santos, Esmeraldina

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática) ; Comunicar e explicar como se fez um determinado raciocínio matemático a alguém nem sempre é uma tarefa fácil. Procurar metodologias ou práticas que permitem facilitar essa tarefa, favorecendo a discussão na sala de aula, foi o ponto de partida para a motivação desta investigação. Ao propor...


Discussão matemática na sala de aula com recurso à tecnologia : os alunos expli...

Santos, Esmeraldina

Comunicar e argumentar como se fez um determinado raciocínio matemático a alguém nem sempre é uma tarefa fácil. Ao proporcionar aos alunos de uma turma de 7ºano a discussão de situações matemáticas com recurso ao uso da tecnologia, foram criadas oportunidades para que explicassem os seus raciocínios e compreendessem os dos colegas. Este artigo analisa as interacções na sala de aula resultantes da aplicação de u...


Como alunos do 9.º ano aprendem, com recurso à tecnologia, o tema ângulos numa ...

Viseu, Floriano; Nogueira, Daniela; Santos, Esmeraldina

O ambiente de aprendizagem que é proporcionado aos alunos é determinante para que estes sejam coconstrutores do seu conhecimento. As actuais recomendações para o ensino de Matemática defendem abordagens indutivas, que incentivem os alunos a obter as relações, propriedades e definições dos conceitos abordados (NCTM, 2007). No caso da Geometria, aprender relações e propriedades com papel, lápis, régua, transferid...


O que os alunos escrevem sobre o que aprendem e como aprendem na aula de Matemá...

Viseu, Floriano; Santos, Esmeraldina; Nogueira, Daniela

Na disciplina de Matemática muitos alunos manifestam, por diversas razões, dificuldades de aprendizagem. O histórico que desenvolvem a esta disciplina durante o seu percurso escolar faz com que muitos deles se mostrem desinteressados e desconcentrados na sala de aula. Compete ao professor alterar esta situação, através de estratégias que responsabilizem os alunos nas actividades da aula, dando atenção ao que sa...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor




Data




Tipo de Documento



Recurso


Assunto









    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia