Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

O sentido do símbolo de alunos do 10.º ano de escolaridade

Nogueira, Daniela; Viseu, Floriano

Na transição para o secundário, muitos alunos sentem-se mais à vontade a trabalhar com situações numéricas do que algébricas, o que tende a dever-se a um maior contacto com os números até ao final do 3.º ciclo. No desenvolvimento do pensamento algébrico, ganha relevância a compreensão do sentido do símbolo. O tema das funções do 10.º ano potencia essa compreensão. Recorrendo quanto possível à resolução de probl...


Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 10.º ano no tema funções a...

Nogueira, Daniela

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática) ; Este estudo visa compreender como se desenvolve o pensamento algébrico de alunos do 10.º ano, no estudo do tema das Funções, através da resolução de problemas com recurso às TIC. Trata-se de um estudo interpretativo com um design de estudo de caso com alunos de desempenhos escolares difere...


Como alunos do 9.º ano aprendem, com recurso à tecnologia, o tema ângulos numa ...

Viseu, Floriano; Nogueira, Daniela; Santos, Esmeraldina

O ambiente de aprendizagem que é proporcionado aos alunos é determinante para que estes sejam coconstrutores do seu conhecimento. As actuais recomendações para o ensino de Matemática defendem abordagens indutivas, que incentivem os alunos a obter as relações, propriedades e definições dos conceitos abordados (NCTM, 2007). No caso da Geometria, aprender relações e propriedades com papel, lápis, régua, transferid...


O que os alunos escrevem sobre o que aprendem e como aprendem na aula de Matemá...

Viseu, Floriano; Santos, Esmeraldina; Nogueira, Daniela

Na disciplina de Matemática muitos alunos manifestam, por diversas razões, dificuldades de aprendizagem. O histórico que desenvolvem a esta disciplina durante o seu percurso escolar faz com que muitos deles se mostrem desinteressados e desconcentrados na sala de aula. Compete ao professor alterar esta situação, através de estratégias que responsabilizem os alunos nas actividades da aula, dando atenção ao que sa...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor




Data




Tipo de Documento



Recurso


Assunto













    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia