Author(s):
Viseu, Floriano
; Nogueira, Daniela
; Santos, Esmeraldina
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10091
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
O ambiente de aprendizagem que é proporcionado aos alunos é determinante para que estes sejam coconstrutores
do seu conhecimento. As actuais recomendações para o ensino de Matemática defendem
abordagens indutivas, que incentivem os alunos a obter as relações, propriedades e definições dos
conceitos abordados (NCTM, 2007). No caso da Geometria, aprender relações e propriedades com
papel, lápis, régua, transferidor e compasso é diferente de aprender recorrendo a softwares dinâmicos,
como o Geometer's Sketchpad (GSP), que liberta o aluno de actividades mecânicas e proporciona
espaço para um trabalho mais dinâmico e activo. Para essa aprendizagem, torna-se fulcral a estrutura
das tarefas, o tipo de materiais e o papel que o aluno desempenha nas actividades da aula. Partindo de
tarefas exploratórias e com recurso ao GSP, pretendemos averiguar como alunos do 9.º ano aprendem
o tema Ângulos numa Circunferência através da análise dos dados recolhidos por gravações das aulas
em vídeo, dos trabalhos dos alunos e das perspectivas destes sobre a experiência.