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PLE's no 1.º ciclo do ensino básico : o site da turma

Autor(es): Barros, Elisabete cv logo 1 ; Moreira, Carlos cv logo 2 ; Gonçalves, Lara cv logo 3 ; Osório, António José cv logo 4 ; Silvestre, Marta cv logo 5 ; Ramos, Altina cv logo 6

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/3079

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Ensino básico; Ambiente pessoal de aprendizagem; Recursos; Educativos digitais; Primary education; Personal learning environments; Digital educational resources; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning


Descrição
A introdução das tecnologias de informação e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas escolas portuguesas, tem sido um processo lento e instável, o que tem condicionado a introdução de cenários inovadores e experiências capazes de responder às necessidades da sociedade digital. Este artigo apresenta o projeto Manual Digital II, uma experiência inovadora assente em teorias construtivistas da aprendizagem, que tem como objetivo produzir conteúdos pedagógicos digitais, com base em processos inovadores de conceção, produção e aplicação, destinados a crianças, educadores, professores e pais. De três anos de trabalho, resultaram quatro aplicações multimédia desenvolvidas de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação para a Educação Pré-escolar, e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, para as áreas de língua portuguesa, matemática, estudo do meio, língua inglesa e TIC Cidadania. Foi também criada uma plataforma de aprendizagem - o ‘Site da Turma’ - especialmente desenhada para crianças desta faixa etária e sobre a qual refletimos neste artigo. Acompanhando o desenvolvimento e implementação do projeto foram desenvolvidos estudos com diferentes desenhos metodológicos, com intuito de analisar o impacto dos recursos didáticos criados nos contextos formais e informais de aprendizagem. Os resultados obtidos com a utilização do ‘Site da Turma’ sugerem a necessidade de mudança de práticas pedagógicas do professor e o maior fomento da utilização das tecnologias digitais na Educação Infantil e Básica inicial. The introduction of Information Technology and Communication in Portuguese Primary Education has been a slow and gradual process, which has prevented the introduction of innovative scenarios and experiences capable of responding to the needs of the digital society. This paper presents the Manual Digital II project, an innovative experience based on constructivism learning theories, which aims to produce digital educational contents based on innovative design, production and application processes, for children, educators, teachers and parents. In three years of work four multimedia applications were developed, according to the curriculum guidelines established by the Ministry of Education, for Pre-school Education, in the various areas of knowledge, and Primary Education, in the areas of Portuguese Language, Mathematics, Environmental Studies, English and ICT Citizenship. A learning platform, ‘Class Site’, was also developed, specially for this age group, which we discuss in this paper. In order to analyze the impact of these multimedia applications upon formal and informal learning contexts several studies were developed. The findings resulting from the analyses of the ‘Class Site’ use suggests the need to change practices and to foster greater use of digital technology in this level of education.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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