Encontrados 7 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

PLE's no 1.º ciclo do ensino básico : o site da turma

Barros, Elisabete; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Osório, António José; Silvestre, Marta; Ramos, Altina

A introdução das tecnologias de informação e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas escolas portuguesas, tem sido um processo lento e instável, o que tem condicionado a introdução de cenários inovadores e experiências capazes de responder às necessidades da sociedade digital. Este artigo apresenta o projeto Manual Digital II, uma experiência inovadora assente em teorias construtivistas da aprendizagem, ...


Creatine deficiency syndromes: biochemical and molecular aspects

Valongo, Carla; Almeida, Lígia; Ramos, Altina; Salomons, Gajja; Jacobs, Cornelis; Vilarinho, Laura

Introduction: Creatine deficiency syndromes (CDS) represent a group of inborn errors of creatine biosynthesis: L-arginine-glycine amidinotransferase - AGAT and guanidinoacetate methyltransferase - GAMT deficiencies and transport (creatine transporter - SLC6A8 deficiency). Patients with CDS may present with mental retardation (MR), expressive speech and language delay, and epilepsy. Patients with GAMT deficiency...


Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol. II

Costa, Fernando Albuquerque; Rodrigues, Ângela; Peralta, Helena; Ramos, José Luís; Sebastião, Luís; Maio, Vicência; Dias, Paulo; Gomes, Maria João

Este segundo volume do estudo de implementação sobre as Competências TIC dos professores inclui os diversos estudos realizados, pela equipa do projeto e por alguns especialistas convidados, para suporte à apresentação da proposta sobre a formação e certificação das competências TIC dos professores em Portugal. Estudo 1. Auscultação de Informantes Chave Autoria: Equipa do projeto - Costa, Rodrigues, Peralta, R...


Videojogos e práticas desportivas

Pereira, Carlos Alberto Gomes; Ramos, Altina; Pereira, Beatriz Oliveira

Desenvolvemos um estudo com o objectivo de conhecer o nível de adesão às novas tecnologias e aos videojogos de jovens que têm uma prática desportiva formal e regular e descobrir as características comuns dos jovens que são simultaneamente praticantes desportivos e jogadores intensivos de videojogos. Adoptámos uma metodologia de cariz qualitativo - o estudo de caso. A população alvo deste estudo foi constituída...


Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital

Amaro, Sandra; Ramos, Altina; Osório, António

Pretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de apr...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Competências TIC. Estudo de Implementação

Costa, Fernando Albuquerque; Peralta, Helena; Rodrigues, Ângela; Dias, Paulo; Osório, António José; Gomes, Maria João; Ramos, Altina; Ramos, José Luís

A proposta de formação e certificação de professores e pessoal não docente aqui apresentada corresponde ao reconhecimento que, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), é feito sobre a necessidade de investimento no capital social e humano como forma de responder aos objectivos de modernização da escola em Portugal. Constituindo um imperativo que a escola acompanhe e, até, lidere o desenvolvimento veri...


Crianças, tecnologias e aprendizagem : contributo para uma teoria substantiva

Ramos, Altina

Tese de Doutoramento em Estudos da Criança ; Esta investigação integra-se no ramo de doutoramento em Estudos da Criança, área de conhecimento de Tecnologias da Informação e Comunicação. A tecnologia transforma a realidade educativa, mas não é o único agente de transformação (Fielding & Lee, 1998). Porque essa realidade é complexa e multifacetada, o objectivo desta investigação é estudar os factores intervenien...


7 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento





Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia