A introdução das tecnologias de informação e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas escolas portuguesas, tem sido um processo lento e instável, o que tem condicionado a introdução de cenários inovadores e experiências capazes de responder às necessidades da sociedade digital. Este artigo apresenta o projeto Manual Digital II, uma experiência inovadora assente em teorias construtivistas da aprendizagem, ...
"SimSafety: simulador de navegação para a segurança na Internet" é um projeto cofinanciado pela União Europeia, direcionado para pais, professores e alunos que, através de uma abordagem de colaboração entre adultos e crianças, promove a literacia para uma utilização saudável e responsável da Internet. O Instituto de Educação da Universidade do Minho liderou o projeto em Portugal, implementando-o em quatro escol...
A investigação sobre a utilização de tecnologias por crianças em Portugal aponta para uma crescente autonomização e individualização do uso da internet. A pesquisa nota ainda existir um desfasamento entre o discurso dos pais e dos filhos quanto às experiências online dos mais novos, designadamente no que diz respeito às experiências de risco. Evidências desta natureza realçam a importância de apostar em estraté...
Pretende-se com este projecto estudar aprofundadamente como se desenvolve a comunicação na escola, com especial atenção para a função que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham (ou podem desempenhar) no processo. Pretende-se caracterizar o sistema comunicacional educacional, com recurso às TIC, identificando os suportes e recursos utilizados durante o processo. Levando em atenção as possív...
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são parte incontornável do quotidiano, estando presentes no processo educativo e inspirando interessantes debates sobre o seu impacto nas nossas vidas. A diversidade de tecnologias emergentes, como referem Dias e Osório (2009) "vêm proporcionando ambientes imersivos, caracterizados pela sua interactividade, facilitadores de cooperação, promotores de colaboração, ...
Com base no fenómeno inquietante da violência perpetrada por, com e entre crianças em contexto online, surge esta proposta de investigação, de caráter qualitativo e centrada na voz das crianças, que assume como objeto o estudo de fenómenos de violência online a partir das suas histórias. Assim, tendo em conta que a violência online é um fenómeno emergente e preocupante que priva as crianças do direito à seguran...
Este poster pretende divulgar o projecto Colégio Teresiano TV (CTTV), descrevendo de forma breve o seu processo de implementação e explicitando os seus objectivos gerais. Criada em Setembro de 2010, a CTTV é um canal de televisão escolar em circuito interno com conteúdos seleccionados e produzidos por alunos dos 2º e 3º ciclos do Colégio Teresiano de Braga, sendo estes os seus criadores e destinatários. O iníci...
Projeto de investigação ; Atualmente a Internet constitui um recurso valioso e com vantagens singulares. Surgiu como uma novidade; hoje é reconhecida como uma necessidade. O acesso fácil e a sua difusão criaram novos problemas. Pretende-se com este estudo analisar conceções, usos e expectativas das crianças do 1º ciclo sobre o seu uso excessivo e consequências ao nível da saúde, bem como as suas atitudes peran...
Neste texto pretendo assinalar a relevância das TIC na vida das crianças, de todas as crianças, incluindo as que, pelas suas características pessoais individuais, possam ter de sentir satisfeita alguma NEE. Começarei por tentar caracterizar essas tecnologias que podem ter alguma presença na vida das crianças e procurarei, em seguida, analisar a ligação entre o desenvolvimento dessas tecnologias e a emergência d...
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