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Da incoerência burocrática à eficácia de um dispositivo de supervisão/formação:...

Author(s): Roldão, Maria do Céu cv logo 1 ; Reis, Pedro cv logo 2 ; Costa, Nilza cv logo 3

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9574

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Supervisão; Formação de professores; Indução


Description
Artigo desenvolvido no âmbito do Programa Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores, implementado mediante um protocolo celebrado entre o Ministério da Educação de Portugal, através da Direção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) e a Universidade de Aveiro, através do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE). Os autores fazem parte da equipa de acompanhamento da primeira implementação do período probatório de professores em Portugal. Membros da equipa: Nilza Costa (Coordenadora), Maria do Céu Roldão, Pedro Reis, Idalina Martins, Isabel Candeias, Joana Campos, Maria Figueiredo, Teresa Gonçalves e Teresa Leite. No ano letivo de 2009-2010, a Universidade de Aveiro e o Ministério da Educação de Portugal estabeleceram um convénio para que uma equipe de investigadores coordenada pela Universidade supervisionasse, acompanhasse e investigasse o primeiro ano de implementação do ano probatório, dispositivo requerido para aceder à carreira docente em Portugal - o Programa de Supervisão, Apoio e Acompanhamento do Período Probatório de Professores (PSAAPPP). Da investigação produzida sobre os processos formativos, os resultados obtidos e as percepções dos intervenientes se dá conta no dossiê temático que integra este número da revista. Neste artigo situa-se a globalidade e contexto do Programa, a lógica que articula os diferentes artigos e o seu enquadramento no campo teórico da indução, da supervisão e do desenvolvimento profissional dos docentes University of Aveiro and the Ministry of Education established a partnership in 2009-2010 in order to have a group of researches supporting, evaluating and investigating the first year of implementation of the Probation Period, required in Portugal to get a permanent teaching position (PSAAPPP). In this paper results of the research developed are presented focusing the formative strategy that was implemented, the perceived outcomes and processes, and the perceptions of the participants. Thus paper the whole Program is presented, articulating the objectives of each article within this thematic folder, and establishing its coherence with the theoretical field of supervision, professional development and induction.
Document Type Article
Language Portuguese
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