Encontrados 17 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Investigação para um currículo relevante

Sousa, Francisco (org.); Alonso, Luísa (org.); Roldão, Maria do Céu (org.)

Livro organizado por Francisco Sousa, Luísa Alonso e Maria do Céu Roldão.



Da incoerência burocrática à eficácia de um dispositivo de supervisão/formação:...

Roldão, Maria do Céu; Reis, Pedro; Costa, Nilza

Artigo desenvolvido no âmbito do Programa Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores, implementado mediante um protocolo celebrado entre o Ministério da Educação de Portugal, através da Direção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) e a Universidade de Aveiro, através do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE). Os autores fazem parte da equipa de acomp...


Balanço do programa de supervisão, apoio, acompanhamento e avaliação ao período...

Roldão, Maria do Céu; Reis, Pedro; Nilza, Costa

Neste artigo faz-se uma análise global do impacto do Programa de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores (PSAAPPP)no que respeita aos seus principais eixos de intervenção - supervisão, formação e colaboração. ; This paper presents a global analysis of the impact of the Probation Period – required in Portugal to acceed to a permanent teaching position (PSAAPPP) – regarding ...


O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores

Roldão, Maria do Céu; Leite, Teresa

Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionava...





Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional

Roldão, Maria do Céu

A questão prévia que norteia a análise que neste texto se procurará desenvolver é a seguinte: O que é um Professor? O que o distingue de outros actores sociais e de outros agentes profissionais? Qual é a especificidade da sua acção, o que constitui a sua «distinção»?( Reis Monteiro, 2000). Será a partir da discussão da natureza da função específica do professor que se procurará contribuir para a análise das que...


Impacte do processo de reorganização curricular do ensino básico na área das ci...

Martins, Idalina Maria; Costa, Nilza Maria Vilhena; Roldão, Maria do Céu; Abelha, Marta Cristina

Esta comunicação assume-se como um contributo para a compreensão do impacte da implementação do Processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na mudança das práticas curriculares e das dinâmicas de trabalho docente, nomeadamente dos professores que leccionam a área das Ciências Físicas e Naturais. A sua sustentação teórica e os resultados apresentados resultam de dois projectos de investigação que, apes...


17 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento






Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia