Encontrados 128 documentos, a visualizar página 1 de 13

Ordenado por Data

A discussão de controvérsias sócio-científicas a partir de documentários em vídeo

Linhares, Elisabete; Reis, Pedro

Apresentam-se os resultados de uma investigação qualitativa, realizada com alunos do Ensino Superior, que pretendeu estudar as potencialidades educativas da discussão de controvérsias sócio-científicas baseada em documentários em vídeo. Os vídeos revelaram-se eficazes na motivação dos participantes e no acesso à informação, favorecendo a compreensão do tema em causa.


Da discussão à ação sócio-política sobre controvérsias sócio-científicas: uma q...

Reis, Pedro

Este texto reúne as principais ideias apresentadas na conferência de abertura do II Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica (II CIECITEC) que decorreu em Santo Ângelo no dia 27 de Junho de 2012. ; Neste artigo defende-se que a gravidade das controvérsias sócio-científicas que afetam a nossa sociedade exige o envolvimento de professores e alunos em iniciativas de ação sociopolítica fundame...


Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na discipl...

Espírito Santo, Marta; Reis, Pedro

A presente investigação pretendeu avaliar as potencialidades educativas da discussão de assuntos controversos na disciplina de Ciências da Natureza, utilizando blogues. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática. Neste estudo participaram 26 alunos de um...


China : câmbios e estratégia

Reis, Pedro Miguel Ribeiro dos

Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus ; O conceito da "Guerra de Câmbios" tem suscitado grande discussão na comunidade internacional, com grande discordância acerca da linha de ação a tomar para corrigir uma situação que atrofia o crescimento e desenvolvimento económico em todo o planeta. A China tem sido um dos maiores protagonistas da polémica em que esta "Guerra de Câmbios" está envolta, com...

Data: 2013   |   Origem: Repositório da UTL

A discussão de controvérsias sócio-científicas a partir de documentários em vídeo

Linhares, Elisabete; Reis, Pedro

Apresentam-se os resultados de uma investigação qualitativa, realizada com alunos do Ensino Superior, que pretendeu estudar as potencialidades educativas da discussão de controvérsias sócio-científicas baseada em documentários em vídeo. Os vídeos revelaram-se eficazes na motivação dos participantes e no acesso à informação, favorecendo a compreensão do tema em causa.


Editorial

O presente número da revista Interacções pretende contribuir para uma melhor compreensão da ciência e da rede complexa de interacções deste empreendimento com a sociedade, a cultura e o ambiente. Os artigos aqui reunidos exploram algumas das interfaces existentes entre a ciência e outros aspectos da sociedade e da cultura, nomeadamente, o direito, a ética, a literatura, a pintura, o jornalismo, a religião, o am...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Ciência e educação: que relação?

Neste artigo discutem-se diversos argumentos invocados na justificação de uma educação científica alargada a toda a população e um dos slogans que tem sido mais utilizado com o objectivo de mobilizar a sociedade em torno de determinadas ideias e propostas de mudança relativamente à educação em ciência: literacia científica. Apresentam-se diferentes definições do conceito de literacia científica, os diversos ele...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial

Carvalho, Luiz Marcelo de; Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, Instituto de Biociências, Brasil

O presente número da revista Interacções apresenta um conjunto de artigos que, baseados em investigação, pretendem discutir: a) as potencialidades e as dificuldades inerentes à exploração de questões controversas na educação em ciências e na educação ambiental; b) as concepções de grupos alunos acerca de algumas controvérsias sócio-ambientais; c) metodologias para o ensino de questões sociocientíficas; e d) est...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsia...

Este artigo descreve e avalia qualitativamente uma acção de desenvolvimento profissional que pretendeu promover, num grupo de professoras de ciências, a motivação, a confiança e o conhecimento didáctico necessários à realização de actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Esta investigação pretendeu estudar que estratégias de desenvolvimento profissional se revelam mais eficaze...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial

Marques, Ramiro; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

Com este número temático da revista Interacções, quisemos criar um espaço de análise e discussão em torno da ética e da cidadania e de que modo a escola as pode promover. Oferecemos aos leitores um conjunto de artigos que abordam questões conceptuais, discutem diferentes perspectivas éticas, equacionam o problema do doutrinamento ético e propõem estratégias de promoção dos valores éticos e da cidadania. A educa...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

128 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento











Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia