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O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática p...

Autor(es): Baptista, Mónica cv logo 1 ; Ponte, João Pedro da cv logo 2 ; Velez, Isabel cv logo 3 ; Belchior, Margarida cv logo 4 ; Costa, Estela cv logo 5

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7070

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Tarefa; Ensino da Matemática,; Comunicação; Lesson study


Descrição
O lesson study é um processo de formação que leva os professores a refletirem sobre a aprendizagem dos alunos e também sobre as suas práticas contemplando três fases principais: preparação da aula, observação da aula e reflexão pós-aula. O seu objetivo é criar condições para uma maior compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos por parte dos professores e, em termos gerais, para o seu desenvolvimento profissional. Neste texto, apresentamos uma experiência realizada no 7.º ano que incidiu no conceito de proporcionalidade direta. Pretendemos contribuir para o conhecimento das possibilidades do lesson study no nosso país e dar a conhecer as aprendizagens profissionais realizadas pelos professores envolvidos. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, sendo a recolha de dados feita por registo de observação em notas de campo, gravação vídeo e reflexões escritas dos professores participantes. Assistiu-se a um intenso trabalho de preparação por parte dos professores, acompanhado de perto pela equipa do Instituto de Educação, de reflexão sobre a aula observada e de posterior aplicação nas aulas dos outros professores. O balanço global é francamente positivo, pelas aprendizagens profissionais realizadas relativamente ao tópico lecionado, às tarefas a selecionar e à condução da aula, bem como pelo estímulo dado a uma atitude reflexiva na prática docente.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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