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O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática p...

Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da; Velez, Isabel; Belchior, Margarida; Costa, Estela

O lesson study é um processo de formação que leva os professores a refletirem sobre a aprendizagem dos alunos e também sobre as suas práticas contemplando três fases principais: preparação da aula, observação da aula e reflexão pós-aula. O seu objetivo é criar condições para uma maior compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos por parte dos professores e, em termos gerais, para o seu desenvolvimento p...


Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico

Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida

Esta comunicação tem por base uma experiência de lesson study em Matemática, no 1.º ciclo, num agrupamento de escolas de tipologia híbrida do Projeto Mais Sucesso Escolar. O lesson study, que contempla a preparação e observação da aula e a reflexão pós-aula, baseia-se no trabalho colaborativo entre professores, favorecendo a reflexão sobre os processos de aprendizagem dos alunos e as suas dificuldades. Nesta co...


National Policies and New Forms of Social Regulation within the Framework of Eu...

Costa, Estela

Review Essay National Educational Policies and Globalization. New Educational Institutions and Processes. Vocational Schools Subsystem in Portugal (1987-1998) FÁTIMA ANTUNES, 2004 Braga: CIE/IEP, University of Minho 544 pages, paperback, ISBN 972-8746-19-9


The Role of the European Inspections in the European Educational Space - Echoes...

Costa, Estela; Pires, Ana Márcia

This paper is an approach to the construction of a European educational space (Nóvoa & Lawn, 2002), which is due to new modes of regulation in education. The policy under consideration is the institutional evaluation of schools carried out by the Portuguese General Inspectorate of Education. The aim is to explore how concepts and policies get “contaminated” by the European models (Barroso, 2003, 2006) and under...


O ’Programme for International Student Assessment’ (PISA) como instrumento de r...

Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-

Tese de doutoramento, Educação (Administracão e Política Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 ; O objecto de estudo desta dissertação é o ‗Programme for International Student Assessment‘ (PISA), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), na sua condição de instrumento de regulação transnacional, baseado e gerador de conhecimento, que regula os actores no cam...


Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do programme for ...

Costa,Estela; Afonso,Natércio

Este artigo inscreve-se na temática dos novos modos de regulação da educação, em particular nos instrumentos de políticas públicas. No quadro da instrumentação da acção pública, a atenção recai nos instrumentos de regulação baseados no conhecimento (Knowledge-based Regulation Tools [KRT]). Na verdade, a economia mundial fundamenta-se, cada vez mais, no conhecimento, o qual emerge como instrumento de política, r...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

A influência do Programme for International Student Assessment (PISA) na decisã...

Afonso, Natércio; Costa, Estela

O texto versa a temática dos novos modos de governo e de regulação pelos instrumentos, no âmbito da qual o conhecimento advém como instrumento de fazer política e de regular os actores sociais. Inscreve -se no quadro de uma acção pública caracterizada pelo aumento de actores e de instâncias nela envolvidos. Assente em análise documental e numa entrevista realizada à Ministra da Educação, observamos a inl ...


Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do Programme for ...

Costa, Estela; Afonso, Natércio

Este artigo inscreve-se na temática dos novos modos de regulação da educação, em particular nos instrumentos de políticas públicas. No quadro da instrumentação da acção pública, a atenção recai nos instrumentos de regulação baseados no conhecimento (Knowledge-based Regulation Tools [KRT]). Na verdade, a economia mundial fundamenta-se, cada vez mais, no conhecimento, o qual emerge como instrumento de política, r...


Contributos para uma análise cognitiva da política de avaliação de professores

Costa, Estela

A definição de novas regras para a avaliação dos professores do ensino não superior acontece, em Portugal, com a publicação do Decreto‑Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro. A avaliação assenta agora em mecanismos competitivos, de prestação de contas, influência quiçá das instâncias de regulação supranacional na elaboração das políticas nacionais. Desta “cultura do desempenho” irrompem instrumentos que complexi...


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