Autor(es):
Veiga, Feliciano
; Antunes, Júlia
; Fernandes, Luisa
; Guerra, Teresa
; Roque, Paula
Data: 2003
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4826
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Motivação escolar; Escalas de avaliação; Atitudes; Ambiente de aula; Adolescência
Descrição
Reconhecendo a importância da motivação escolar dos alunos e a falta de instrumentos para a sua avaliação, realizou-se um estudo de adaptação do “Inventory of School
Motivation"(ISM)”, elaborado por McInerney, Roche, McInerney e Marsh (1997). A
amostra ficou constituída por 365 alunos adolescentes de ambos os sexos, do 3º ciclo e do ensino secundário oficial e diurno. O instrumento resultante, revelou possuir algumas qualidades psicométricas (fidelidade e validade). Os resultados da análise factorial permitiram observar a multidimensionalidade da versão da escala, com os seguintes factores: empenhamento na tarefa, competitividade, sociabilidade, percepção da competência e esforço-incentivos. A consistência interna foi estudada, tendo-se encontrado
coeficientes adequados em diferentes subgrupos da amostra. Na análise dos resultados acerca do estudo da validade externa, obtiveram-se várias correlações positivas e significativas entre as dimensões da Motivação e as dimensões do “Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula”, bem como entre as dimensões da Motivação e dimensões do “Clima de Escola”. A generalidade dos elementos encontrados permite falar em qualidades psicométricas de uma versão reduzida do ISM, apontando, no entanto, para a necessidade de posteriores estudos.