Autor(es):
Veiga, Feliciano
; Gonçalves, Virgílio
; Guedes, Luís
; Antunes, Júlia
; Caldeira, Maria
; Ferreira, Antónia
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4712
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Profissionalidade docente; Cidadania docente; Direitos dos alunos
Descrição
Apresenta-se o processo de elaboração da “Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente”, ERA-CPD. Esta escala inclui dimensões do questionário CIDOCE, de Rego e outros (1999, 2003), — participação, orientação prática, conscienciosidade e cortesia —, a que foram acrescentados outros itens e, ainda, novas dimensões, especificamente a interpessoalidade e a normatividade (gestão das normas). A amostra foi constituída por 315 alunos do 7º, 9º e 11º ano, de escolas da Grande Lisboa. O estudo psicométrico da escala abrangeu a análise factorial de componentes principais com rotação varimax — que evidenciou os seis factores específicos esperados — e a determinação dos coeficientes de fiabilidade, para diferentes grupos, sendo a variância total explicada de 59,10%. Relativamente à validade externa, considerou-se a relação entre os resultados na ERA-CPD e as variáveis direitos dos alunos na escola e rendimento escolar, tendo surgido importantes associações. As análises apresentadas mostraram-se consistentes, corroboram parcialmente elementos do questionário CIDOCE, e salientam as qualidades da escala ERA-CPD em diferentes grupos, bem como a sua utilidade para a investigação e para a intervenção educacional.