Author(s):
Ponte, João Pedro da
; Guimarães, Henrique
; Canavarro, Paula
; Leal, Leonor Cunha
; Silva, Albano
Date: 1994
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4223
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Inovação curricular; Matemática; Currículo; Professores
Description
O Projecto DIC tem por objectivo investigar os processos de inovação curricular que decorrem nas escolas no âmbito da disciplina de Matemática, procurando compreender a sua natureza, as suas perspectivas, as suas dinâmicas, os factores que os influenciam, as suas dificuldades, as relações que mantêm com grupos e instituiuções exteriores, debruçando-se muito em especial sobre as vivências dos seus participantes directos - os professores e os alunos. O projecto recorre a uma variedade de metodologias, destacando-se o estudo de caso qualitativo. Procura-se assim obter uma compreensão do sentido profundo das experiências dos seus intervenientes, da natureza das situações em que estão envolvidos, e das suas consequências para o processo de ensin-aprendizagem. A recolha de dados recorre sobretudo a entrevistas e observações, procurando-se tirar partido da possibilidade de cruzar informação obtida a partir de fontes múltiplas de evidência. Neste trabalho, para além dos objectivos e da metodologia do projecto, apresentamos ainda alguns resultados preliminares, relativos a três asectos fundamentais: (a) dinâmicas das das experiências, salientando o seu ciclo de vida geral e as orientações curriculares que se mostram mais directmente associadas, e discutindo alguns aspectos do seu alcance no processo de ensino-aprendizagem; (b) vivências dos professores, apresentando-os com persanalidade própria, os seus projectos, as suas preocupações, os seus dilemas e as suas dificuldades, as suas dinâmicas colectivas e a sua relação com o contexto escolar e extra-escolar e (c) o nosso próprio balanço do processo de inovação, relacionando-o com o desenvolvimento dos saberes profissionais dos professores e a sua capacidade de equacionar e propor estratégias colectivas de intervenção que dêem resposta efectiva aos problemas concretos vividos nas escolas.