Detalhes do Documento

Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial ...

Autor(es): Ponte, João Pedro da cv logo 1 ; Oliveira, Paulo cv logo 2 ; Varandas, José Manuel cv logo 3 ; Oliveira, Hélia cv logo 4 ; Fonseca, Helena cv logo 5

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3970

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação inicial; Preservice teacher education; Reflexão; Reflection; Novas tecnologias; Information and Communication Technology


Descrição
Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores. Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de reflexão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura. This paper analyses a virtual supervision setting, based on a discussion forum, at the pedagogical practicum of a preservice mathematics teacher education program. The aims of this forum were to reflect about emerging problems of professional practice, problematization of such practice and exchange of experiences. The study follows a qualitative and interpretative methodology, based on case studies of student teachers and constitutes an investigation of the authors about their professional practice. The results show that the two young teacher candidates regard the practicum mainly as a learning moment and that show from the very beginning a more reflective attitude engage in quite productive discussions at the forum. The other teacher candidate, who had a lesser involvement in the practicum, had little participation in this component of the teacher education setting. The working rules of this virtual setting and the role of the educational supervisor in establishing a culture of reflection and discussion deserve future attention.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia