Detalhes do Documento

Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores

Autor(es): Ponte, João Pedro da cv logo 1 ; Oliveira, Paulo cv logo 2 ; Varandas, José Manuel cv logo 3 ; Oliveira, Hélia cv logo 4 ; Fonseca, Helena cv logo 5

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3078

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação inicial; Preservice teacher education; Professores de Matemática; Mathematics Teacher; TIC; ICT; Interacção virtual; Virtual interaction


Descrição
Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia