Detalhes do Documento

Marketing e alimentação no espaço escolar: estímulos sensoriais /corporais e a ...

Autor(es): Horta, Ana cv logo 1 ; Alexandre, Sílvia cv logo 2 ; Truninger, Mónica cv logo 3 ; Teixeira, José cv logo 4 ; Silva, Vanda Aparecida da cv logo 5

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/11081

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Marketing alimentar; Alimentação escolar


Descrição
Este artigo visa contribuir para melhorar o conhecimento sobre os contextos de alimentação das crianças durante o tempo escolar. Partindo do pressuposto de que as micro-geografias alimentares (isto é, os elementos visuais e físicos como o sabor, a textura, o cheiro) e ainda o contexto social são fatores influentes na escolha dos alimentos, analisou-se a alimentação em espaços escolares e comerciais, os elementos visuais e estímulos sensoriais/corporais e a sua apropriação pelas crianças. Foram encontrados fortes contrastes que podem conduzir as crianças a preferir a alimentação disponibilizada no exterior da escola. This article aims for a better understanding of the contexts of children's food during school time. Assuming that the foodscapes (visual and physical elements such as taste, texture, and smell), and also social contexts influence the choice of food, a comparative analysis of food in school spaces (inside and outside the school), was performed considering visual and sensory/bodily stimuli and its appropriation by children. Results shown strong contrasts that can lead the children to prefer food available outside the school.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia