Detalhes do Documento

Estado social e alimentação escolar: criatividade na austeridade

Autor(es): Truninger, Mónica cv logo 1 ; Teixeira, José cv logo 2 ; Horta, Ana cv logo 3 ; Alexandre, Sílvia cv logo 4 ; Silva, Vanda Aparecida da cv logo 5

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10029

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Alimentação Escolar; Estado Social


Descrição
Em Portugal, a crise económica tem afetado vários grupos da população, em especial os mais vulneráveis, e obrigado a reconfigurar os serviços sociais prestados pelo Estado. Com base num estudo sobre alimentação escolar, examina-se o modo através do qual a retração do Estado Social está a interferir na sustentabilidade das redes de provisão alimentar na escola pública e, concomitantemente, a reconfigurar a sua eficácia através de ‘arranjos’ criativos das autarquias, da comunidade escolar e de parcerias com outras redes de provisão. O caso das refeições escolares públicas oferece uma pertinente entrada para examinar as atuais tensões e reconfigurações de “arranjos” institucionais criativos das várias redes de provisão alimentar em situação de crise económica. Conclui-se que, apesar da atual fragilização do Estado Social, o Estado – tanto na sua vertente mais centralizadora como descentralizadora – continua a manter uma posição central como facilitador do acesso à alimentação escolar através do recurso a arranjos institucionais criativos, os quais tentam colmatar, na medida do possível, os efeitos da crise económica e das políticas de teor neoliberal. In Portugal, the economic crisis has affected various groups of the population, especially the most vulnerable, and forced to reconfigure social services provided by the state. Based on a case study of public school meals, this article examines the way in which the decline of the welfare state is interfering in the sustainability of school’s food provisioning systems and, concomitantly, reconfiguring its effectiveness through the creative capacity of local authorities, school community and partnerships with other modes of provision. The case of school meals provides a gateway to examine the current tensions and reconfigurations moulded through creative institutional arrangements of the various food provisioning systems in times of economic contraction. It is concluded that despite the current weakening of the welfare state, the state – both in its more centralized and decentralized form – continues to hold a central position as a facilitator of access to school meals through institutional creative arrangements, which seek to overcome the effects of the economic crisis and neoliberal policies. welfare state, school meals, creativity, economic crisis.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia